terça-feira, 20 de março de 2012

Tropico 4

         Olá,

          Hoje vim fazer um review de um game que achei bem diferente e que não é lá muito conhecido. O jogo é o Tropico 4!


          Em Tropico, você é o presidente (que podem ser customizados, ou você pode escolher uma figura pública famosa como Che Guevara ou Eva Perón) de uma ilha, sendo assim, deve deixá-la organizada de um modo que seu povo fique contente com você (ou não, né?), então deve dar habitação adequada, cuidar da saúde, entretenimento e etc.. Mas isso não é tudo, já que este jogo se passa como se tivéssemos retornado à Guerra Fria, deste modo, o presidente tem que deixar as facções capitalistas e comunistas felizes também, ou eles podem se rebelar contra você. Ahhh, mas claro que não são apenas estas facções né? Também existem os nacionalistas, religiosos...
          O presidente também deve cuidar dos assuntos de relações internacionais, assim você tem que tentar equilibrar e deixar todo o mundo feliz com sua ilhazinha, tanto os Estados Unidos (líder capitalista), como a União Soviética (líder socialista), mas também os países árabes, a Europa e a China. E se deixar um país muito irritado... esteja preparado com sua melhor munição!



         Uma coisa bem interessante também, é o lado cômico do jogo. Sempre que uma facção vem falar com você ou alguém de algum país,  aparece uma caricatura ótima e que realmente lembra com quem estou falando (sou desenhista, então reparo muito nestas coisas XD), assim os capitalistas usam cartolas que lembram àqueles primeiros barões do século XIX, os ambientalistas são todos paz e amor e por aí vai.
          Outra coisa bem legal também é a trilha-sonora do jogo. Quem me conhece sabe que não gosto muito da língua espanhola e também nunca tive muito interesse pela cultura destes países, mas as músicas do jogo são ótimas! Eu nunca pensei que fosse gostar de salsa na minha vida, mas escutando esta trilha-sonora tão peculiar, faz-me entrar ainda mais no universo de trópico, e também faz o jogo ficar ainda mais engraçado (ou será que só eu acho que jogar um game ao som de salsa é no mínimo estranho? rs).



          Tropico 4 ainda possui dois modos de jogo: o sandbox e a campanha. O primeiro é um modo livre, onde você pode escolher 10 cenários diferentes (com níveis de dificuldades variados, isto é, com vários desastres naturais, como vulcões, tsunami...) e fazer a ilha do jeito que você mais gosta. O segundo modo é o jogo que te direciona, já que há várias missões, como para que sua ilha se desenvolva economicamente através do turismo ou de indústrias, ou uma campanha em que a ilha tenha um povo super revolucionário e etc. Ao todo, são 20 campanhas.




          Bom, e se depois de tudo isso você ainda acha que trópico é mais um jogo para cuidar de uma cidade, no maior estilo SimCity, está muito enganado. Enquanto este game é mais focado em criar uma cidade para ela se tornar uma metrópole e você ter que organizar todo o caos (trânsito, energia e etc), em Tropico 4 a população não aumenta muito mas você tentará controlar da melhor forma possível as políticas da ilha, para que possa ficar no poder o maior tempo possível. E realmente você pode controlar várias políticas, na foto, por exemplo, mostra que coloquei o Seguro Social (aposentadoria), além disso você pode escolher ministros, equilibrar as facções, mas também pode construir escolas e hospitais,  monitorar a energia para ver se é suficiente ou também pode mandar matar algum rebelde que está te enchendo, ou prendê-lo. XD
          O jogo também pode ter um pouco de influência do Civilization, já que você negocia ou pode fazer guerras com outras nações, mas é apenas isto.
         Para mim, Trópico é um jogo para quem gosta de estratégia e de construir e cuidar de várias coisas, não tem como não gostar :)

Trailler do game:



          Até a próxima!


Por LAIS

3 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...