sexta-feira, 27 de julho de 2012

ArcheAge vem pra revolucionar?

When peace returns to Hyrule, it will be time for us to say goodbye! - Zelda


          Descobri sobre ArcheAge navegando aleatoriamente pela web. No começo achei que era mais um "grinder" coreano, mas logo que vi alguns gameplays e li a respeito, minha opinião mudou. Mesmo se ainda for um removedor de vidas asiático, esse irá dar motivo para você esquecer que lá fora existe um sol.
         

          A minha maior queixa em relação aos MMOs atualmente é que o mundo não possui muita interação verdadeira com os jogadores. Obviamente você pode duelar, matar NPCs, comprar e vender itens, entre outras coisas, mas onde estão as mudanças no mundo? Todo dia os NPCs andam pelos mesmos lugares, falam as mesmas coisas, atacam da mesma forma. Mais importante ainda, os jogadores não podem construir nada que possa tornar-se parte do ambiente, como por exemplo casas, muralhas, torres, estradas, veículos... Nem mesmo uma barraquinha para acampar é possível.
          Foi exatamente por essa minha queixa que ArcheAge entrou na minha lista dos games mais esperados.

 

 
          Como dá pra ver no screenshot acima, o mundo de ArchAge é vasto. E por que tão grande assim, até meio vazio? Porque nesse jogo você poderá construir. Construir o que? Desde casas e fazendas para você mesmo morar, navios para explorar novos continentes até batalhar no mar até planadores e castelos imensos.
          Veja como funciona tudo isso nos vídeos abaixo:

 

 
          É difícil saber como será o gameplay com a quantidade tão pequena de informação existente em inglês, e só a habilidade de construir e destruir coisas não fará de ArcheAge um MMO sensacional caso o game não seja muito bom também no "core gameplay".         
          Os boatos são de que o game vai lançar no ocidente, mais precisamente na Europa, no final do ano, mas ainda é muito cedo para afirmar, já que nem na Coréia do Sul lançou, e geralmente temos um ano de atraso entre Oriente/Ocidente nos lançamentos.
         
          Depois do lançamento de Guild Wars 2, ArcheAge será meu "MMO dos sonhos", até que lance, e aí será o que eu espero que seja, ou apenas mais uma grande decepção, quem sabe? Até mais!

 

19 comentários:

  1. Hum... já tinha lido bastante coisa sobre esse MMO, sinceramente não me impressionou muito. Gostando ou não WoW ainda é o melhor MMO já lançado de todos os tempos (apesar de algumas falhas que o deixaram enjoativo) ainda é o MMO de temática fantasia/medieval com a melhor história (desde os tempos de Warcraft) e variedade de personagens/skills/dungeons. A grande verdade é que todos os MMOs posteriores a WoW partem do principio de revolução, quando na verdade usam exatamente a mesma estrutura inicial de WoW com algumas diferenças básicas pra justificar a diferença do game (tirando é claro mmos com temáticas diferentes ex: EVE). Acredito que esse mmo vale a pena ser jogado como forma de experiência e conhecimento. Um MMO que me surpreendeu e vale a pena fazer uma crítica sobre é Guild Wars II, comprei o jogo e participei de todos os betas. As lutas estao muito interessantes, as skills e personagens estão muito divertidos. Como disse anteriormente, 99,99% dos MMOs com temática medieval/fantasia usam a base inicial de WoW e com Guild Wars não é diferente, mas a qualidade gráfica, os diferentes personagens e o novo mundo fazem o jogo ser digno de ser jogado (sem falar que não requer mensalidade, basta comprar o jogo). Se vocês quiserem posso até escrever uma matéria sobre o game e mandar pra vocês editarem e postarem, tenho muita coisa legal pra falar sobre o game e umas SSs bem leais também. O blog está indo muito bem, achei muito legal a iniciativa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, o meu problema com o WoW é que ele é um "parque temático" interessante, mas não passa disso. No final das contas sobra fazer quests ( hoje em dia com essa mania de faze-las instanciadas, toda hora a Lais desaparecia do nada ), PvP ( que é muito repetitivo e simples ) ou dungeons, que eu nunca gostei.
      Além disso, outra coisa que me incomoda com WoW é o fato de ter sido copiado da IP de Warhammer ( aquela velha história entre Blizzard e Games Workshop ), isso o torna bem menos original do que aparenta. Alem disso os games depois de WoW não necessariamente o copiam, já que WoW também copiou seus antecessores descaradamente.

      Isso é só uma opinião minha, mas eu procuro um game mais dinamico, que não me obrigue a repetir a mesma dungeon para conseguir os mesmos itens que todos os outros jogadores. Eu procuro um jogo mais sandbox, assim como EVE, que me de ferramentas e me deixe brincar com elas da forma que eu quiser. O maior exemplo disso é Minecraft, que não é MMO, infelizmente, mas que é um jogo totalmente diferente para cada pessoa que o joga.

      Eu quero poder construir minha casa e cuidar do jardim, construir um navio e explorar os misterios alem do mar, sem setinhas apontando pra onde devo ir e sem contadores dizendo 7/15 monsters killed, e quem sabe quando ficar entediado encontrar inimigos para um PvP mais elaborado, com castelos, cerco e catapultas.

      Ainda não encontrei esse jogo, mas estou procurando =p

      Ah, eu e a Lais também compramos Guild Wars 2, fizemos até um pequeno preview aqui: http://www.diariodeumagamer.com/2012/07/guild-wars-2-o-que-esperar.html#more

      Excluir
    2. Meu problema com WOW é que a ultima atualização não deixa mais usa-lo no linux... Pior que eu paguei até agosto =/

      Vou ter que arrumar uma licença do windows pra poder jogar ¬¬

      Excluir
    3. Que coisa, se você não conseguir uma licença de windows vale a pena tentar pedir reembolso, é obrigação deles devolver o dinheiro se tiraram o suporte ao seu sistema operacional.

      Excluir
    4. O problema é que nunca teve, o wine converte a aplicação windows em uma de linux, mas nas caixas esta explicito que é para Windows e Mac, essa técnica roda 80% das coisas mas não é culpa da Blizzard nesse caso.

      É como se eu tenta-se rodar um game de Xbox360 no PS3

      Excluir
    5. Entendo, ai não tem muita alternativa mesmo =/

      Excluir
    6. @Guilherme,

      Já deu uma olhada no Wurn? É bem estilo minecraft.
      http://www.wurmonline.com/

      @Anderson
      Eu não sou muito fã de wow mas estava jogando ha algum tempo por causa dos amigos (mais enjoa facil) e roda perfeitamente no Linux, carrega até mais rapido que no windows.

      Excluir
    7. Wurn é o game que o Notch participou no desenvolvimento antes de Minecraft não é? Eu baixei uma vez, e até joguei um pouco, mas achei que demorou muito pra alguma coisa acontecer. Eu esperava que houvesse mais interação com os outros jogadores, mas fiquei sozinho o tempo todo, sem nem idéia de como chegar em alguem.

      Excluir
  2. Ahh sim, passei brevemente pelo post do GW2 mas me pareceu mais uma prévia do que uma review de pós jogo, por isso comentei sobre um post dele, uma vez que todos os betas test já se aconteceram.

    Sim, respeito sua opinião (inclusive, foi por essa repetição que parei de jogar) mas discordo de vários pontos. Infelizmente essa deficiência que obriga a repetição é uma falha em muitos jogos e torço para que isso seja resolvido e essa nova cultura do dinamismo seja semeada por todas as companhias, entretanto, a repetição em massa (seja ela exploração, matança de criaturas, dungeons, raids) com outros jogadores caracteriza o jogo como MMO, por mais "dinâmico" que um jogo pareça ser haverá matança repetitiva, haverá exploração repetitiva e haverá criação repetitiva.

    O grande trunfo de WoW em comparação com jogos menores (com relação a usuários) como Warhammer é a história, que além de ser profunda é um épico com mais de 10 anos de criação (desde Warcraft, quando Orcs e Humanos eram apenas pixels enormes verdes e brancos). Não estou defendendo com unhas e dentes, até porque eu não jogo WoW já faz um bom tempo justamente pela sensação ruim que a repetição causa (apesar disso a reação é temporária, pois 99,99% das pessoas quando param de jogar por esse motivo voltam na próxima expansão).

    Só estou explorando os fatos, que muitas vezes não são vistos ou mencionados pelo apego a outros jogos quando o emocional fala mais alto que a razão (com todo respeito aos fãs fanáticos de outros MMOs), mas até outro jogo atingir a marca de quase 11 milhões de usuários (10 milhões ativos) não acredito que o argumento com a crítica embasada na falta de dinamismo possa ser válido, mesmo porque o gosto pessoal conta muito nessas horas. Aparentemente 10 milhões de pessoas acham interessante matar criaturas 7/15; rodar dunegons e raids milhões de vezes para pegar o mesmo item e passear nesse "parque temático".

    Penso também que a cópia a qual se refere não aconteceu, uma vez que Warhammer Online foi lançado em 18 de Setembro de 2008 e World of Warcraft foi lançado 4 anos antes, mais especificamente em 23 de Novembro de 2004.

    Só para deixar claro: não estou e nem quero começar uma guerra entre esses dois títulos, até porque os dois são ótimos (http://www.ign.com/games/world-of-warcraft-cataclysm/pc-24939; http://www.ign.com/games/warhammer-online-age-of-reckoning/pc-748723) e também joguei Warhhammer por uns meses. Acredito que a diferença descomunal de usuários, está na história, além do pioneirismo de criação de personagens, movimentação pelo (A,W,S,D) e toda a bagagem que a franquia envolve, afinal...é a Blizzard.

    Não sei quanto a cuidar do jardim, criar ovelhas, fazer trico ou fofocar com as amigas (pra isso recomendo The Sims....rss brincadeira) mas se você está procurando um jogo com todo esse dinamismo recomendo UO - Ultima Online (http://www.uoherald.com/) é um jogo muito diferente dos demais MMOs, mais sério e muito dinâmico. Acredito ter sido o primeiro MMO a ser lançado. Joguei por muitos anos e te garanto que lá está o dinamismo que procura, não vai se arrepender.

    ResponderExcluir
  3. Ahhh e parabéns pelo site novamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, na verdade eu achei que você sabia da história entre Games Workshop e Blizzard, mas pelo que disse não sabe, então vou explicar.

      Warhammer existe desde 1983, começou como uma franquia de jogos de tabuleiro com miniaturas que simulavam guerras num mundo de fantasia ( anões, elfos, etc ), depois veio rpg, warhammer 40K ( warhammer no espaço ) e muito mais.

      Acontece que um dia a Blizzard resolveu fazer um game de Warhammer, mas que no final a Games Workshop ( empresa dona do IP de Warhammer ) não gostou, e por algum motivo o game foi cancelado. Eis que a Blizzard, que ja estava com o game em andamento, resolveu continuar, mudou alguns detalhes, mudou o nome ( e diga-se de passagem porcamente, já que é bem parecido ) e lançou. O jogo fez sucesso, o que rendeu expansões e sequencias. Enquanto isso a Games Workshop continuou procurando empresas que fizessem games com suas IPs, sem muito sucesso.

      Depois veio Starcraft, copiado de Warhammer 40k ( pesquise sobre os Tyranids e compare-os com os Zerg, é ridículo ). Em Warcraft 3, talvez imaginando que era hora de adicionar mais ao seu IP e distanciar-se de Warhammer, a Blizzard adicionou os Tauren, os Night Elves e outros detalhes ( imagino que ja planejavam um MMO, ou tinham medo da Games Workshop conseguir fazer um bom game de Warhammer e evidenciar a clonagem ).

      Um detalhe interessante é que no começo de um dos trailers de Warhammer ( ou da intro, não tenho certeza ) aparece algo do tipo "25 anos de Warhammer", exatamente para abrir os olhos dos jogadores que acham que WoW tem alguma originalidade.

      Só quero deixar claro que sempre gostei de Warcraft, joguei muito o 3, e mesmo o WoW, mas quando descobri essa falta de originalidade completa desisti da franquia ( pode parecer estranho, mas para mim a propriedade intelectual deve ser respeitada ). E também não quero soar como um fanboy de Warhammer Online, o jogo possuia MUITOS erros de execução e planejamento, além de falhas em perceber o que os gamers realmente querem de um MMO.

      Pra ilustrar a situação, é mais ou menos o que aconteceu com os filmes Underworld ( Anjos da Noite ). Eles copiaram descaradamente a propriedade intelectual da White Wolf ( World of Darkness ), ganharam grana em cima, foram processados mas sairam ilesos, e ainda continuam lançando novos filmes, ganhando dinheiro as custas alheias.

      E obrigado pelos grandes comentarios, da uma animada no blog =p

      Excluir
    2. Eu não queria prolongar a discussão, mas faltou uma coisa =p

      10 milhões de pessoas podem amar WoW, mas isso é apenas um número. Eu poderia, de forma bem apelativa, dizer que 100 milhões de pessoas no Brasil sentam-se diariamente depois de seu expediente de trabalho diante da TV para assistir novela, dizer que elas dão lucro e que as pessoas não vivem sem elas, mas isso ainda não prova que são boas. É a velha falacia dos politicos dizendo "a voz do povo é a voz de deus".

      WoW é só um jogo, para alguns maravilhoso, para outros nem tanto. Eu ainda aguardo o meu MMO dos sonhos XD

      Excluir
  4. concordo.. se fosse pela quantidade axé seria bom ! hahahahah

    ResponderExcluir
  5. Hum...hahahaha continuo discordando de muitas coisas mas já tinha ouvido falar a respeito dessa situação entre a Games Workshop e Blizzard mas algumas comparações/histórias são mera especulação de ambas as partes. Algumas realmente são reais mas isso continua não tirando o crédito da Blizzard. Quando o assunto é game, apenas um bom Marketing não cativa 10 milhões de pessoas. Também não vou prolongar mais por que isso vai tão fundo que vira discussão sociológica e isso é papo pra quando estivermos sentados de preferencia num bar comendo/bebendo algo ou para outro blog. Mas vou pesquisar oque você disse sobre Tyranids, essa semelhança já era realmente conhecida, não levei isso em consideração.

    Também curto discussões em blogs, se não fica muito parado mesmo. Qual é o ponto de se ter um blog se não há discussões sobre =p

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só pra não dizer que sou WoW hater, a experiência de "mundo real" de WoW ainda é a melhor na minha opinião. Eu fiquei fascinado quando descobri que a viagem de um ponto a outro era feita em tempo real, voando e vendo tudo acontecendo la embaixo, assim como os navios que te levam para outro continente.

      Excluir
    2. Olha eu joguei vários MMO, a maioria não me empolguei pra jogar mais do que um unico dia. Tirando Wow acho que o único que me fez jogar muito e me divertir foi Ragnarok Online =D

      Excluir
    3. Haha, eu adorava Ragnarok Online, jogava na epoca que veio ao Brasil, era gratuito, depois veio mensalidade. Acho que eu não aguentaria jogar aquilo hoje em dia, o Grind pra evoluir quando ja estava num nivel um pouco alto era terrivel =p

      Excluir
  6. Hahahahha..eu sei que você não é um WoW Hater, nunca assumi isso. Hum...falando agora de UO (Ultima Online), você já jogou? Esse jogo realmente vale a pena, não sei se você liga muita pra gráfico (porque esse é bemmmm velho) ele é muito diferente. Dá pra você construir casas, comprar terrenos, domar sua própria montaria que pode ser praticamente qualquer criatura do jogo e bem mais real no sentido de experiencia mesmo. É igual RPG de mesa, precisa de várias pessoas pra matar um dragão por exemplo. Quando você morre, todas as suas coisas ficam no chão junto com seu corpo, quem passar pode pegar sua bolsa e roubar tudo (mas dai fica com nick em vermelho, com a marca de PK). É bem legal, literalmente você precisa treinar tudo...tudo mesmo...até treinar machadada pra derrubar uma arvore e fazer suas flechas e pra isso antes você precisa pegar umas galinhas pra pegar pena. Cara é muito legal, deu até saudade. Vale a pena dar uma olhada...hoje não jogo mais nada do gênero (só video game) por que não tenho tempo. Mas definitivamente é um jogo que se eu tivesse tempo voltaria a jogar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ja li muito a respeito, mas nunca joguei. quem sabe não dou uma testada =p

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...