Governments, fearing an uprising and the growing chaos, nuked major population centers - BattleTanx
Jogos pós-apocalípticos vem e vão em gerações, acho que como qualquer outro tipo de game. Algumas vezes são bem comuns entre os lançamentos, outras vezes uma raridade. Ultimamente existem vários no mercado, desde zumbis tomando o mundo até a sobrevivência em mundos destruídos por guerras nucleares. Hoje lembrei de alguns jogos desse estilo que me marcaram, e resolvi criar um Top 5 sobre eles.
Lembrando que são jogos que fizeram parte do meu "currículo". Tenho certeza que diferentes pessoas jogaram diferentes games, e até gostaria que deixassem suas opiniões =), além disso, os games não estão em ordem de importância.
--------------- EM QUINTO LUGAR
---------------
Doom
Doom marcou uma geração inteira e criou o FPS como o conhecemos hoje, mas o mais legal era a sensação de sobreviver num mundo abandonado, destruído pelas forças do inferno, e tentar sozinho encontrar a salvação.
O primeiro Doom que joguei foi no Nintendo 64 ( Doom 64 ), já bem melhor que o primeiro em termos de gráficos e efeitos sonoros. Foi aí que comecei a gostar de jogos de terror ( a abertura do game no N64 ainda é das mais sinistras O_o ).
--------------- EM QUARTO LUGAR
---------------
Body Harvest
Esse foi interessante porque para a época era pioneiro. Você esta num planeta arrasado por forças alienígenas que se parecem com insetos gigantes e precisa descobrir como detê-los. Body Harvest foi pioneiro porque permitia uma jogabilidade sandbox numa época em que quase não haviam opções dessa. Era possível pegar veículos de todos os tipos, desde pequenos carros até tanques, navios e aviões.
Infelizmente o game não deu muito certo, pois além de possuir gráficos bem ruinzinhos ( mesmo para a época ) ainda foi atrasado dois anos, fazendo-o parecer ainda mais ultrapassado.
--------------- EM TERCEIRO LUGAR
---------------
BattleTanx
Um vírus acabou com 99% das mulheres do mundo, fazendo com que os governos separassem as que sobreviveram em zonas de quarentena. Com o aumento dos protestos contra essa quarentena e o conflito inerente entre as potências nucleares que queriam "roubar" as mulheres dos vizinhos, uma guerra nuclear acontece. O mundo então, completamente destruído, é dominado por gangues que pilotam todos os tipos de blindados que você pode imaginar, e são todas lideradas por Queen Lords, as mulheres que sobreviveram.
O gameplay desse jogo para a época era sensacional, você podia construir defesas, usar armas nucleares e dirigir vários tanques diferentes. Na sequência, chamada de BattleTanx: Global Assault, a quantidade de blindados aumentou, além de mais armas interessantes. Infelizmente não houveram mais sequências desse game; tenho certeza que com a tecnologia de hoje, BattleTanx seria muito bom.
--------------- EM SEGUNDO LUGAR
---------------
Dead Island
Quem não lembra de toda a conversa sobre o trailer de Dead Island? Todo vídeo no youtube tinha algo como "Oh, I cried" nos comentários, e era o assunto da vez nos grandes sites de games.
Pensei em colocar Left 4 Dead nesse Top 5, mas acho que Dead Island consegue passar uma sensação maior de mundo pós-apocalíptico, pois o jogo se passa num mundo aberto, e mais importante, não existem armas e munição espalhadas por todo canto. Como na vida real, as armas são difíceis de encontrar, e você não teria capacidade de carregar todas elas e ainda correr feito louco para fugir dos infectados sanguinários.
--------------- EM PRIMEIRO LUGAR
---------------
Fallout: New Vegas
Acho que todos os Top 5 que eu faço acabo colocando New Vegas no meio, mas fazer o que, ele sempre encontra seu caminho T_T
New Vegas é a experiência suprema do mundo pós-apocalíptico, principalmente se você jogar no modo hardcore, onde é preciso comer e beber periodicamente. Pra resumir, você pode usar restos da sociedade pré-apocaliptica para construir coisas que te ajudarão a sobreviver, além de ter que se preocupar com a radiação ( muita radiação pode te causar danos e até te matar ), efeitos colaterais de remédios, munição ( que pode ser feita por você ) e qualidade das armas ( que deterioram, te obrigando a usar partes de outras armas para concertá-las ).
Além disso, a história é bem legal, e te obriga a fazer escolhas que tem resultado na reconstrução da sociedade.
É isso ai, espero que eu não tenha esquecido de nenhum game importante ( sempre faço isso =/ ), deixe sua opinião nos comentários =)
Tenhos os dois disquetes de Doom Shareware e o guia oficial da Makron Books em casa xD
ResponderExcluirEu nunca cuidei bem das minhas coisas, não sobrou nada pra contar história T_T
ExcluirExcelente review !
ResponderExcluirTenho o Fallout 3 e o New Vegas, e é realmente uma série que merece ficar em primeiro lugar! O cenário vintage e as "pitadas" de RPG dão uma graça enorme ao jogo.
Legal, nunca joguei o 3 =/. Agora estou torcendo para que o 4 venha logo, quem sabe com as melhorias de Skyrim, ficaria ótimo ( e de preferencia com um mapa maior e coop, já que explorar com um amigo é sempre mais interessante ).
ExcluirEU JOGUEI O 3 COM TODOS OS DLCS foram mais de 168 horas de game. com 68% das quests secundarias feitas. Acho que é um dos melhores games ja feito
ExcluirAcho que joguei por ai também, valeu a pena cada minuto
ExcluirComprei esse Fallout na última sexta-feira! Joguei bem pouco (ah, vício de Battlefield 3 que não passa) e gostei do que vi, ainda mais por estar familiarizado com o gameplay do Skyrim.
ResponderExcluirNew Vegas parece com Skyrim mesmo, quanto mais joga, mais se familiariza com o mundo do game e quer ver mais, é o tipo de jogo que se joga com tempo e devagar, vasculhando cada cantinho da "wasteland".
ExcluirPara mim faltou o Fallout 1 e 2, que na minha opinião são os melhores da série! Estou aguardando o lançamento de Wastland 2
ResponderExcluirAh, eu nunca joguei nenhum dos dois ( falha minha ), então fica difícil de opinar, mas devem ser bons mesmo, ou não teriam resolvido recriar a série no Fallout 3. Já Wasteland 2 eu não conheço, mas achei o site oficial e farei o dever de casa =p
Excluirfaltou o I am alive. Mas o DOOM é mt legal tbm
ResponderExcluirAh, I am alive eu ainda não joguei. O trailer me fez querer muito jogar, mas depois que lançou, por algum motivo, perdi a vontade. Acho que ainda jogarei!
Excluir