quinta-feira, 24 de maio de 2012

Top 5 - Os Melhores Games Indie Oldschool

Tim needed to be non-manipulable. He needed a hope of transcendence. He needed, sometimes, to be immune to the Princess's caring touch - Braid

 
          As coisas estavam começando a ficar injustas nesse blog, só a laisinha posta Top 5 agora! Chegou a minha hora de rebelar... com um Top 5! E como fazer isso no melhor estilo? Games Indie!
          Pra quem não sabe, jogos Indie são feitos por grupos pequenos de pessoas ( muitas vezes uma única pessoa ), que trabalham durante alguns anos, colocando todas as suas melhores idéias no game. O mais legal desse tipo de jogo é que ultimamente estão aparecendo ótimos games, em alguns casos melhores do que as grandes franquias, que parecem apenas se repetir, uma atrás da outra.
          Lembrando que esse Top 5 é apenas com os Indies Oldschool, então gráficos 3D e coisas do tipo não se encaixam ( como por exemplo Mount and Blade ). Vamos a eles:

 
--------------- EM QUINTO LUGAR ---------------

 
Machinarium

 

          Machinarium foi o segundo jogo Indie com o qual eu tive contato ( o primeiro foi Braid ). Os gráficos tem aquele ar de "feito a mão" e os personagens tem muita personalidade ( apesar de nunca falarem nada ). Seu gameplay é o point and click, onde você deve, como o próprio nome já diz, apontar e clicar no cenário para pegar itens, combiná-los e resolver quebra-cabeças para avançar.
          O mundo em que Machinarium se passa também é bem interessante e criativo, dando um ar único ao game, daqueles que você não esquece tão cedo.

 
--------------- EM QUARTO LUGAR ---------------

 
Limbo

 

 
          Limbo é um jogo misterioso. Você acorda numa floresta, no escuro. Não sabe quem é, de onde veio ou pra onde vai, e é exatamente aí que esta o charme do jogo, pois você não tem que salvar uma princesa, destruir os vilões ou alguma coisa do tipo, você tem que avançar para descobrir o que está acontecendo.
          O game é um side-scroller ( jogo 2D em que geralmente se avança para a direita da tela ) com comandos básicos, e os quebra cabeças nem são tão difíceis assim, mas prepare-se para morrer bastante, de formas sangrentas >=D

 
--------------- EM TERCEIRO LUGAR ---------------

 
The Binding of Isaac

 

 
          Um ótimo jogo, e bem difícil, que vai te fazer ficar por horas e horas tentando passar determinadas áreas. The Binding of Isaac mistura um pouco do antigo Zelda ( a visão por cima e a forma como se avança nas fases ) Bomberman e até mesmo um pouquinho de Goof Troop.
          O legal mesmo desse jogo é o replay, já que a quantidade enorme de itens para se encontrar e as mudanças constantes nas fases ( o jogo gera fases diferentes a cada partida ) não te deixam decorar e aperfeiçoar cada passo como nos jogos normais.
          Vale lembrar que o jogo faz uma crítica aos religiosos extremistas, bem legal.

 
Leia nosso review de The Binding of Isaac aqui - Clique em mim!

 
--------------- EM SEGUNDO LUGAR ---------------

 
Lone Survivor

 

 
          Não se engane pela imagem colorida acima. Lone Survivor é um dos melhores Survival Horror que eu já joguei, de verdade. O game possui um gráfico old school com pixels bem aparentes, as imagens são escuras e os efeitos sonoros muito bons. Existem referências ao Silent Hill e outros jogos de horror espalhadas para todo o lado.
          O mais interessante em Lone Survivor é que você realmente se sente sobrevivendo no meio dos monstros, pois precisa dormir e comer, e não é tão simples quanto parece, pois dormir pouco ou demais pode ajudar a te enlouquecer, assim como comer muita comida de má qualidade ou matar muitos dos monstros ( o melhor é tentar fugir ).

 
Leia nosso review de Lone Survivor aqui - Clique em mim!

 
--------------- EM PRIMEIRO LUGAR ---------------

 
Braid

 

 
          Esse foi o game que me fez perceber o mundo Indie. O que me atraiu no começo foi a jogabilidade ( você brinca com o controle do tempo de várias formas ) a trilha sonora e a arte dos cenários e personagens, mas, aos poucos, fui percebendo o quão profundo podia ser um game.
          A história é literalmente "mind-blowing", e depois de chegar ao final do jogo e juntar os pedaços do que significa tudo o que você passou, sua cabeça irá rolar pelo chão por alguns minutos diante de Braid. A versão do Steam ( não tenho outras versões, então não posso confirmar ) possui tradução para o portugues, então quem não entende o suficiente de inglês não vai ter problema em entender a história.

 
          Esse foi o meu Top 5 - Os Melhores Games Indie Oldschool. Até meu próximo post!

 

2 comentários:

  1. Muito Bom, e recomendo voces conferirem um jogo chamado IJI, se já não conhecem.
    Ele é um exemplo pra mim de como dever ser um jogo. e que jogo.

    http://www.remar.se/daniel/iji.php

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que eu vi no site parece bem interessante, acho que testarei em breve!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...