quinta-feira, 3 de maio de 2012

Tera Online - Diário de Bordo, parte 1

It's working as intended - MMOs sobre bugs

               Saudações! o/

          Tera Online finalmente lançou no ocidente! A partir de 1º de maio o mundo todo pode jogar Tera Online em inglês, e eu não pude deixar de ignorar o jogo que promete revolucionar os combates dentro dos verdadeiros MMOs. Ah é, mas todos prometem isso - você me dirá, e eu responderei - mas nesse caso as coisas realmente são diferentes.


 
          Então ta, por que é diferente? Porque no combate não se clica mais nos inimigos e depois espanca os mesmos ciclos de teclas até que o inimigo deite ( no final qualquer jogo se resume a isso, mas não é esse o meu ponto ), é necessário observar os movimentos dos monstros e prever seus ataques para que você tenha tempo de se esquivar. Além disso, você tem que "mirar" o seu ataque, então se o inimigo ( seja ele NPC ou jogador ) sair da sua frente, você vai errar. Existem também combos, sistema político e muito mais, que abordarei enquanto testo o jogo.




 
          Feita essa pequena introdução, vamos ao diário de bordo. Esse é o primeiro que fazemos, então pedimos sugestões sobre o modo com que ele será conduzido =)

 

 
          Assim que entra no jogo você é saudado com a tela de seleção de servidor, e depois de fazer sua escolha ( no meu caso, peguei o único voltado a roleplay ) decide sua raça. São sete:
  • Human ( humanos comuns ),
  • Castanic ( mais baixos e magros, com chifres ),
  • Aman ( Grandalhões, os homens parecem com rinocerontes ),
  • Popori ( pequenos bichinhos peludos, sem distinção de sexo ),
  • Elin ( parecem menininhas, também não possuem distinção de sexo ),
  • Baraka ( descendentes dos gigantes, são a maior raça selecionavel, também sem sexo ) e
  • High elf ( Altos, magros e afrescalhados, como todos os elfos XD ).
          Como dá pra ver na figura acima, eu fui de Female High Elf.

Clique nas imagens para ampliar

 
          Depois de selecionar a classe ( Archer ) e finalizar a criação da personagem ( que é bem detalhada, apesar de não ser possível mudar o corpo. Pelo menos isso evita as aberrações que se via correndo para lá e para cá em Aion ), a aventura começa.
          Logo de cara dá pra ver que as quests estão dentro do padrão dos MMOs, pois no começo é "salve 3 náufragos" ou "pegue aquele equipamento". Vale notar que você começa no nível 20, mas apenas no prólogo ( o jogo de verdade começa depois ), já que ele serve para te ensinar os comandos básicos e dar um fundo de história para que o jogo faça sentido.

 

 
          Assim que sai do acampamento inicial, você percebe que não é só o combate que é diferente. O simples fato de se usar uma escada demonstra que o jogo apela mais para um estilo com mais ação. Adicione a isso o fato de que você precisar saltar de uma plataforma a outra em alguns momentos e também nadar, além dos caminhos que você precisa mudar por causa de pedras que caem e coisas do tipo.
          Após o segundo lance de escadas, as lutas começam. Como esse início é para ensinar os movimentos básicos ( já que é bem diferente dos MMOs comuns ), rapidamente você enfrentará uma grande quantidade de inimigos ao mesmo tempo ( com a ajuda de NPCs aliados poderosos ).

Clique nas imagens para ampliar

 
          Eis então que aparece o primeiro BAM - Big-Ass Monster ( gostei do nome XD ):

 

 
          A luta não demora muito, e nem é difícil ( os movimentos de ataque dos BAM são sensacionais, com vários efeitos legais ), mas logo aparece um maior ainda e acaba com a alegria do povo. Após uma pausa breve, vem um videozinho contando o que aconteceu ( não colocarei o vídeo aqui para não dar spoiler, então fico nos screenshots ):

 
Clique nas imagens para ampliar

 
          Finalmente o jogo propriamente dito começa. Você desce em uma ilha recém descoberta que fica cercada pelos continentes principais ( é a mesma do começo, mas um tempo depois, sem a tempestade, pelo que eu entendi ). É nesse momento que a qualidade gráfica de Tera Online brilha, e brilha muito. O jogo é belíssimo:

 

 
          Agora meu nível é 1, T_T, mas como eu disse anteriormente, é agora que o jogo começa. As quests continuam no mesmo estilo "mate 5 monstros", "pegue 3 garras de lobo", mas a jogabilidade com muito mais ação faz com que a experiência seja bem diferente (  lembrando que no nível 1 os inimigos não oferecem muita dificuldade ).
          Nesse momento, aproveitei para fuçar um pouco nos menus, e que surpresa, pois para um lançamento o jogo já tem muitas opções que em outros MMOs demoram meses e até anos para aparecer ( e muita briga nos fórums ). Vale lembrar que na Coréia do Sul, país de origem de Tera, ele já foi lançado a pouco mais de um ano, então parte deve-se a isso.
          De qualquer modo, é fantástica a qualidade nos detalhes, seja nos movimentos dos monstros, dos jogadores ou dos menus. Tera com certeza não é um MMO comum. Continuarei minhas aventuras, e logo farei a segunda e a terceira parte desse diário de bordo. Por enquanto, fique com mais algumas imagens da pequena ilha inicial:

 
Clique nas imagens para ampliar

 
          Ah, vamos começar a usar as novas assinaturas ( eu que fiz XD ), então, tomara que gostem! A laisinha usará a dela na próxima postagem que fizer. Até mais o/

 
PS: Para ler a segunda parte, Clique em mim! ou a terceira parte, Clique em mim também!

 

6 comentários:

  1. tou passada com o character design e gráficos, parece final fantasy. :< acho que vou deixar o diablo de lado, esse me parece atraente demais... e bom saber sobre a batalha não é aquela mesmice e clicação eterna, não curto a idéia de virar um robô de mmos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, esse jogo também me impressionou =) Ainda estou bem no começo pra ter certeza de que é bom, mas pelo que eu vi até agora, Tera promete. Diablo 3 será legal, mas é apenas mais do mesmo, e geralmente eu dou preferência as companhias que tentam ousar.

      Excluir
    2. joguei o prologue ontem e agora estou 100% convencida. 8D não achei REVOLUCIONÁRIO, mas achei que está bem conciso e potencialmente divertido. 8D
      e sim, hj em dia tem TANTA opção disponíveis que pra filtrar temos que ter algum parâmetro pra escolher. no meu caso tem sido "jogos que parecem obras de arte" e que portanto realmente me façam pensar que vale dinheiro de verdade investido.

      Excluir
    3. É bem por aí, hoje o mercado esta lotado, então tem que ter alguma forma de escolher mesmo.

      Algo que ainda estou esperando para ver como funciona é a política ( mas que ainda não funciona nos servidores ocidentais ), mas espero que seja tudo o que disseram.

      Estou pensando em jogar mais seriamente esse jogo, e talvez a Lais se junte a mim. Quem sabe não nos encontramos por la =)

      Excluir
  2. Nossa, que jogo mais lindo e diferente. ;_; Ele me lembra o que eu esperava de Lineage. Infelizmente é muito caro pro meu bolsinho desempregado e se eu jogar isso, com certeza vou viciar loucamente (o que não será bom pras minhas notas). Quem sabe um dia... ;-; Tem trial?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não tem trial ainda ( devido a proximidade ao lançamento ), mas com o mercado de MMOs tão concorrido, não vai demorar pra aparecer algo do tipo.

      Ah, se o problema seu é dinheiro, tenta Aion. Agora ele é gratuito, e é quase tão bonito quanto Tera ( além do último patch ter adicionado housing e outras coisas legais ) =)

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...