domingo, 27 de maio de 2012

Tekken, o filme

My mother tried to keep me away from Tekken... now I know why. - Jin  Kazama


          Após o desastre do filme sobre o game The King of Fighters (clique aqui para saber mais), onde perdi cerca de 1 hora e meia da minha vida, resolvi tentar a sorte e alugar mais um filme sobre um jogo de luta: o Tekken, lançado em 2010.





           Já de início percebo que o filme tem uma história, e dá para entendê-la, porque nem isso no filme do The King of Fighters dava (como uma leitora do blog comentou, parecia que o roteiro foi escrito por um diretor de filme pornô, e eu não discordo dela! haha).
          A história se passa no futuro, no ano de 2039, na qual depois de duas grandes guerras mundiais, o mundo que restou não é nada parecido com o que era, assim, este começa a ser gerido por grandes corporações, sendo que uma delas é a Tekken, que controla a América do Norte. O governo é super restritivo e há toques de recolher e censura. Um modo que o presidente da corporação achou de evitar que a população se rebelasse foi patrocinar lutas no campeonato Punho de Ferro (Iron Fist Tournament). No início do filme, os personagens só lutavam até derrotar o oponente, mas depois de alguns acontecimentos (não posso contar né?), os lutadores começam a brigar até a morte. Além disso, este campeonato acontece do ponto de vista do lutador Jim Kazama, personagem principal do filme e também da franquia.
          Como se pode notar, a história é interessante até, mas hão há um aprofundamento maior ao longo do filme. Mas, o que mais me alegrou foram as semelhanças dos personagens, tanto a roupa quanto os próprios atores. Isto para mim é o mais relevante em um filme inspirado em um game, uma vez que o que mais interessa em um jogo de luta é a personalidade e jeito dos lutadores. Entretanto, algumas das personalidades foram alteradas, além da forma de lutar, o que não mais me alegrou =).  Então vamos as fotos mostrando alguns personagens que apareceram no filme e suas semelhanças (ou não =p).





          Jim Kazama foi interpretado por Jon Foo, mestiço de chinês e irlandês. Achei que ficou bem semelhante ao personagem, tanto em aspecto físico quanto as roupas. A única coisa que faltou foi um cabelo mais erguido. Além disso, eu imaginava uma personalidade diferente pra ele, no filme ele ficou sendo um cara galinha meio sem graça.
         Como ele é o personagem principal, entra no Tekken para vingar a morte de sua mãe, além disso, acaba descobrindo mais coisas sobre sua família ao longo do filme. A história é bem semelhante ao do game com relação ao parentesco, já que Heihachi Mishima é seu avô, mas ele não possui o tal do Devil Gene.



          Quem é fã de Steve Fox, vai ficar decepcionado. O personagem nada tem haver com o game, e apenas ajuda o Jim Kazama como patrocinador, mas isso até é explicado, pois no filme ele já esta aposentado das lutas.




          Christie Monteiro, brasileira (porque este nome é muito brasileiro, né? *ironia*), é muito famosa em Tekken por lutar capoeira. Pois bem, no filme ela não luta capoeira, nem fala português e nem faz qualquer referência ao país. Além disso Eddy Gordo ( aprendiz de seu avô nos games ) está no filme, mas parece ignora-la, além de não ser mais brasileiro.
          Mas o mais impressionante foi a roupa, gostei do estilo e achei que foi bem adaptado, mas atrás a calça era mais baixa que o normal,  assim metade da bunda da atriz ficava para fora! Foi a coisa mais bizarra que vi na minha vida, se bem que esta calça serve para quem tem problemas em mostrar o cofrinho né? Afinal, já se mostra tudo de uma vez! haha.




         Quanto ao Kazuya Mishima, este desencanaram de ser mais semelhante ao game. Apesar de ser mal e tal, creio que faltou bem mais agressividade em seu visual, como as sobrancelhas bem grossas e o cabelo todo para cima, e também precisava ser mais forte.




          Heihachi Michima, ahh este eu gostei da adaptação! Ficou bem semelhante ao game, e eu gosto deste ator porque ele tem uma super cara de mau (ele fez o primeiro filme do Mortal Kombat  também, como Shang Tsung)!.




          Yoshimitsu também ficou muito semelhante visualmente! Contudo ele ficou um lutador normal com uma katana, sendo que no jogo ele é todo esquisitão e tem movimentos bem peculiares.
Outros personagens que apareceram também: Miquel Rojo, Sergei Dragunov, Bryan Fury ( muito parecido, até na forma de lutar ), Nina e Anna Williams (que apesar de se odiarem no game, são amigas no filme), Raven e mais alguns. Mas estes que coloquei na lista foram os que mais gostei, ou os que tiveram mais relevância no filme.

          Outra coisa interessante do filme foi que há várias referências ao game: existe até uma alusão às trocas de fases, tão comuns em jogos de luta; toda vez que os jogadores eram escolhidos, aparecia um holograma atrás e algumas coisas do cenário mudavam a ambientação. Achei isto bem interessante. Ahh, também alguns golpes do personagens que você reconhece no filme, além disso, há falas do game também, como "Heihachi Michima is dead" (Heihachi Michima está morto) que aparece no começo de Tekken 4.
          Mas afinal, vale a pena assistir o filme? O filme não é grande coisa e tem vários clichês, onde você já sabe o que vai acontecer no final, mas foi divertido ver os personagens e até algumas lutas. Além disso, as lutas são bem feitas, e os efeitos especiais também. Mas, se você espera algo super legal ou super semelhante ao jogo, não alugue que você vai se decepcionar.



8 comentários:

  1. aiuhsaiuhsa e num é que vc pegou ele pra ver mesmo? 8D pelo menos não foi tanto desperdício como o kof, né? mesmo não passando de mais um filme de ação de conteúdo barato e cheio de clichês como vc disse, achei os efeitos bem convincentes e os personagens mais importantes tb, e isso pra mim em um filme inspirado em jogo pra mim já é um milagre. é algo que não é pra ser levado a sério mesmo.
    ...e a esperança é a última que morre em ver um filme oficial de games que esteja a altura deles. acho que as histórias e a identidade visual (e a quantidade de fãs) poderiam ser uma grande inspiração pra um roteiro e algo espetacular, mas eles são tão mal aproveitados por hollywood... :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sim, eu falei que ia assistir! Demorou um pouco por causa da frustação do KOF mas assisti!!
      Acho que Hollywood ainda não entendeu o quanto a indústria de games poderia dar de dinheiro para eles se fosse algo bem feito. Com histórias em quadrinhos isso já aconteceu, e hoje temos dúzias de adaptações ótimas, mas com video-game....
      Tenso ¬¬

      Excluir
  2. não sabia que já tinham lançado... vou alugar tb se eu achar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois comenta aqui sobre o que achou :)

      Excluir
    2. assisti o anime do tekken. achei legal, mas meio pequeno.. ainda não achei o live action, to procurando ainda rsrsr

      Excluir
    3. Ahh, nem sabia que tinha anime! Vou procurar!

      Excluir
  3. Só uma pequena correção no seu artigo. ali em cima você diz que o Eddy Gordo é avô da Christie, mas ele é na verdade aprendiz do avô dela (se conheceram na cadeia e foi lá que ele aprendeu capoeira com ele), eles tem até um namoro nos games.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certo, vou dar uma olhadinha sobre isso! Mas obrigada pela correção!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...