quarta-feira, 3 de abril de 2013

Super Smash Bros. Brawl

          Hyrule, a peaceful kingdom and a beautiful day. Well, that will soon change! - Ganon


          Confesso que só tinha jogado uma vez a franquia, o Super Smash Bros Melee para Game Cube , e não havia gostado MESMO do game , pois fiquei completamente perdida com aquele monte de personagens na mesma luta, vários poderes sendo lançados ao mesmo tempo e ainda num ritmo completamente frenético... Com tudo isso, nunca mais quis jogar. Até que, por insistência do Guilherme, que me obrigou a jogar novamente (ouvindo muitas reclamações minhas na hora que estava indo ao caixa comprar), tive que engolir todas as minhas palavras de repúdio porque no final acabei amando o jogo!



          O Super Smash Bros. Brawl (SSBB) é um jogo de luta, porém muito diferente dos tradicionais, como Street Fighter ou Mortal Kombat, na qual dois personagens lutam entre si e cada jogador controla um; o SSBB é mais simples nos golpes, porém muito mais competitivo, ágil e estratégico; pois o tempo todo você tenta dar golpes rápidos para tentar tirar seu adversário do cenário, já que assim ele perde. Portanto, ao contrário de jogos de lutas comuns, em Super Smash Bros não há barra de energia, mas um indicador numérico que mostra a porcentagem de danos da sua personagem, e quanto maior o estrago que fizer contra seu oponente, mais para longe é arremessado. 
          Além das tradicionais batalhas, o jogo também apresenta um modo de campanha chamado The Subspace Emissary (criado por ninguém menos que Kazushige Nojima, escritor da história de Final Fantasy), que para mim foi a parte mais divertida do game. Neste modo, há multiplayer cooperativo (até dois jogadores) e funciona semelhante a um jogo de fases de aventura de plataforma, na qual vai se desenvolvendo a história e mostrando/abrindo os personagens aos poucos. E para quem gosta, há muitas e muitas cutscenes! Ahh e a campanha é relativamente longa, com cerca de 10 horas.



Mapa da campanha

          Também há três outros modo de jogar: 1) Events: single-player ou multiplayer, onde você tem de matar inimigos, mandar o oponente para fora do ringue utilizando um item determinado pelo game, destruir arenas... 2)Classic: matar 10 inimigos, enfrentar um sub-chefe e um chefão e 3)Stadium: para realizar diversas atividades como socar o saco de pancadas e mandar ele para o mais longe possível da arena, destruir 10 oponentes em apenas 2 minutos, etc. Pode ainda ser jogado com qualquer jogador do mundo com a conexão Wi-fi.
          O jogo também te dá uma variedade de opções na hora de escolher o melhor controle para você, já que pode ser usado: o Wii Remote de lado, Wii remote com a alavanca, o controle clássico ou ainda o controle do Game Cube.
          Também possui a enorme quantidade de 35 personagens (não só da Nintendo), para agradar a todos os gostos. Só para citar alguns: turminha do Mario, Zelda e Link, Samus, Kirby... E ainda algumas surpresas como: Mr Game and Watch (do primeiro video game portátil da Nintendo)., Fox (Star Fox), Captain Falco (F-Zero), Marth (Fire Emblem), Solid Snake (Metal Gear), entre outros. Caso você não conheça algum personagem, pode ir no menu numa área reservada só para jogar os games antigos responsáveis pelo surgimento destes personagens. Mas já vou avisando que dá para jogar apenas 30 segundos, sem exagero,e isso é bem decepcionante.
           É importante ressaltar que apesar da grande quantidade de personagens, cada um tem seus próprios golpes e habilidades. Seus golpes se dão utilizando apenas dois botões de ataque, mas que combinado com o direcional tornam-se novos ataques.  Além disso, há diversos itens para dar novas habilidades: como o clássico cogumelo do Mario que faz crescer ou ainda diminuir de tamanho, um martelo que dá várias marteladas sucessivas, espada, arma que atira água, varinha mágica...

 

         No SSBB há várias opções de personalização e criação. Dá para criar fases, escolher quais itens e com que frequência aparecerão na partida, intensidade dos danos, qual será o modo de vitória (quem derrubar mais oponentes, quem fica por último na arena ou quem possui o maior número de moedas).  Também existe o modo de campeonato com até 32 participantes e 16 turnos!
           Outra coisa que gostei muito, especialmente eu que adoro jogo antigo, foi a trilha-sonora, já que foram utilizadas diversas recriações das músicas dos games originais.. Não é à toa que a produção musical teve mais de 40 compositores, entre eles: Koji Kondo ( de Mario e Zelda), Yasunori Mitsuda ( de Chrono Trigger)  e Akihiro Honda ("Metal Gear Solid 4"). E dá para ouvir estas músicas pelas opções existentes no menu (que vai abrindo aos poucos). 


          Com a quantidade de pessoas famosas chamadas para ajudar na criação do game, desde a história até a trilha-sonora, dá para perceber que a Nintendo investiu muito para que o jogo fizesse sucesso. E deu certo, lançado em 2008, o game foi aclamado pela mídia e vendeu milhões de cópias. É um jogo que não pode faltar na lista de quem tem o console Wii.




2 comentários:

  1. Nehuma festa nossa por aqui falta Smash ou Sports kkk Wii é uma farra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o tipo de jogo muito divertido mesmo, e desgraçado tbm ahuiahuas

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...