segunda-feira, 15 de abril de 2013

Dungeons, Raids e chatices repetitivas infinitas

You can just hang around outside in the sun all day, tossing a ball around, or you can sit at your computer and do something that matters!  - Eric Cartman


          Uma das coisas que eu nunca consegui achar empolgante em MMO são as dungeons. Desde Perfect World, onde era obrigatório passar por algumas para continuar evoluindo a cada 10 níveis ( não tenho certeza, faz teeeeempo... ) até World of Warcraft, onde o jogo se resumiu a jogar novas dungeons, cansar e parar. Pra que dungeon?




          Dungeons vêm dos RPGs clássicos pen and paper, aqueles de jogar na mesa com os amigos, passando horas só pra criar as fichas dos personagens. Lá elas eram lugares misteriosos, cheios de armadilhas e caminhos diferentes, mais armadilhas, becos sem saída, monstros, tesouros, outras armadilhas e o mais importante, exploração.

 
          Nos MMOs atuais elas se tornaram corredores com inimigos de HP exagerados, alguns chefes no caminho, e no final o chefão master que você decora os movimentos e o destrói para finalmente um loot razoável ( ou não ). Geralmente você tem que repetir a mesma dungeon várias e várias vezes para conseguir o prêmio que quer, seja montaria, equipamento ou outra coisa valiosa. Não existe exploração, caminhos diferentes, armadilhas, etc.


Ao infinito e além!

          Skyrim fez dungeons da forma correta ( até por não ser MMO ). Lá elas são de tamanhos variados, desde as que você consegue completar em 5 minutos até as que levam horas e horas, com cavernas gigantescas e ruínas quase sem fim. Sempre existe algum tipo de surpresa, sempre existem itens jogados para todo lado, te obrigando a vasculhar entre eles por coisas valiosas, e o mais importante, você sente-se explorando, pois não existe motivo nem necessidade de "farmar" e repetir o mesmo conteúdo manjado e batido mais do que uma vez.


Good ol' times!

          Outro jogo que faz dungeons muito bem, e na minha opinião de onde MMOs poderiam aprender e aprimorar a técnica para ganhar muito com isso, é o primeiro Diablo. Para quem não sabe, lá elas são geradas aleatoriamente pelo jogo, então nunca se explora o mesmo mapa duas vezes. O legal é que o caminho nunca é linear, então você precisa realmente procurar o caminho para prosseguir, além do uso das portas, pois o simples fato de uma barreira que precisa ser aberta torna a exploração totalmente diferente.


Legal explorar, até que aparece o famigerado "big loading portal between maps"...

          Infelizmente as produtoras de games tentam imitar WoW, e falham e falham, uma atrás da outra, pois WoW é o que é muito mais por um conjunto de acertos e "good timing" do que apenas por suas dungeons serem "o melhor que há no mercado".

 
          Enquanto não entenderem que a maioria dos jogadores que pula de um MMO para outro quer algo que realmente seja interessante e lhes dê vontade de continuar jogando, ao invés de pequenas armadilhas para "farmar" sem perceber por itens e te prender a uma mensalidade, ou pior ainda, lojas que fingem não ser "pay 2 win" enquanto te pressionam para comprar só mais um item.
Como é que Elder Scrolls consegue prender jogadores em seu mundo por meses, e até anos? Pelo tamanho do mundo, pela quantidade de lugares para ver e explorar, e não por truques de marketing.


Tomara que seja bom, tomara que seja bom, tomara que seja...

          Guild Wars 2 caiu nesse erro, assim como muitos outros, porém no seu caso não fazer dungeons não te deixará mais fraco ou com equipamento pior. Ainda assim GW2 cansa depois de alguns meses por outros problemas. Já Elder Scrolls Online, pelo pouco que sabemos, não será algo completamente diferente e interessante, infelizmente, então mais uma vez, resta esperar pelo sucesso ou fracasso de ArcheAge. Ah se eu fosse CEO de uma dessas grandes empresas =p!!!


          Essa é a minha opinião, e a sua?


6 comentários:

  1. Apanhei que nem cachorro sem dono pra acabar o Diablo no PS1, os dungeons randômicos eram realmente ótimos. Chegou a jogar MUD, Guilherme? Era a coisa mais tosca do mundo, mas me roubou centenas de horas quando eu estava na Unicamp... hahaha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Diablo era sensacional, primeiro joguei no PC depois no PS1 com uns primos. Bons e velhos tempos que eu ficava torcendo pra próxima armadura mudar o visual do meu mago haha. MUD é isso? http://en.wikipedia.org/wiki/MUD, se for eu nunca joguei, mas já ouvi falar muito.

      Excluir
  2. Cara eu não curto dungeons, pricipalmente as que tem de juntar muita gente pra vencer. Tipo eu não enxergo nada naquelas explosão de magias etc... Jogo WOW a tempos e como Hunter. Ai fico de boa explorando e vendo as ótimas historias. Coisa que eu fazia também em Ragnarok Online kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a mesma coisa no Guild Wars 2, tanto efeito ao mesmo tempo que só sei o que estou atacando porque o inimigo esta selecionado. Quando eu jogava WoW fazia a mesma coisa que você , ficava explorando o e viajando pra la e pra ca, é uma pena a Blizzard não ter investido mais no mundo aberto.

      Excluir
  3. ai, nem me fale. eu com minha primeira experiência tardia em mmo, não consigo entender como tanta gente consegue ficar tanto tempo fazendo algo tão repetitivo. e não são apenas os dungeons, que eu acho que no caso de tera têm sido mais suaves e rápidos pela participação de um grupo de jogadores, mas as quests infinitas... "mate 20 bichinhos". depois "mate mais daqueles 20 bichinhos". e depois "mate mais 20 bichinhos iguais". ARGH!!
    já passou da hora de mmos reinventarem a fórmula que estão baseados, mas com tanta gente alimentando ela e dando certo, acho que não se sentem motivados. estou na expectativa de blade & soul só pela arte e gráfico... acho que no fundo é a única coisa que realmente me motiva nesse tipo de jogo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo. Muitas pessoas estão satisfeitas com o copiar/colar dos MMOs hoje em dia, então eles não mudam, e ficam parecendo essa segunda profissão, que você tem que entrar e trabalhar, trabalhar, trabalhar... Por isso ultimamente só estou jogando games cooperativos com a Lais, porque MMO não ta rolando.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...