domingo, 10 de junho de 2012

Top 5 - As melhores trilhas sonoras licenciadas

Congratulation this story is happy end - Ghosts 'n Goblins

 
          Eu sou um amante da boa música, e um dos melhores lugares para encontrá-las é nos games. Shadow of The Colossus, Mass Effect, The Elder Scrolls e até as musiquinhas pegajosas ( no bom sentido =D ) dos jogos mais antigos do Mario, Sonic, Shinobi, Top Gear e muitos outros.
          Mas não só de música original vivem os games. Em alguns casos, os produtores preferem licenciar músicas que já existem ao invés de criarem as suas próprias, e é delas que quero falar. Então comecemos:



--------------- EM QUINTO LUGAR ---------------

 
Grand Theft Auto: San Andreas

 

 
          San Andreas já é um jogo sensacional por si só, mas a trilha sonora é aquele detalhe final para torná-lo um dos melhores games de sua época. Escolhi a música de Young Turks de Rod Stewart como a melhor porque o que eu mais fazia era dirigir nas estradas mais afastadas das cidades escutando a K-DST "The Dust". Vale lembrar que o narrador dessa rádio era o próprio Axl Rose ( o game tinha outros famosos fazendo algumas vozes, como Morgan Freeman por exemplo ).

 
--------------- EM QUARTO LUGAR ---------------

 
Gran Turismo 2

 

 
          Na época em que Gran Turismo 2 fez sucesso no Brasil eu tinha um Nintendo 64 ( todos os meus primos tinham Playstation ) e fiquei fascinado pela introdução desse jogo ( um dos motivos que me fez vender o N64 e comprar um Psone, aquele Playstation menorzinho ). Fiz bem, pois foi aí que conheci Silent Hill, Vigilante 8, Tony Hawk's Pro Skater e muitos outros games clássicos do console. Foram-se boas tardes dirigindo o meu Celica GT.
          Ah, a música se chama My Favourite Game, pelos The Cardigans.

 
--------------- EM TERCEIRO LUGAR ---------------

 
Fallout: New Vegas

 

 
          Foi jogando New Vegas que eu descobri algumas das músicas que mais escuto ultimamente. O mais legal é que o jogo faz as músicas se encaixarem com todo o contexto, já que o apocalipse nuclear aconteceu no que equivale aos nossos anos de 1950. É legal reconhecer que existe música boa em todas as épocas, e ser capaz de reconhecer isso nos torna um pouquinho melhores e menos preconceituosos com o que não conhecemos ( ou não vivenciamos ).
          Escolhi Why don't you do it Right, da Peggy Lee simplesmente porque é a melhor da trilha sonora, na minha opinião.

 
--------------- EM SEGUNDO LUGAR ---------------

 
Braid

 

 
          A trilha sonora de Braid não parece ser licenciada, já que não é o tipo de coisa que conhecemos através da cultura pop, mas é sim. A música é chamada Downstream, e o(a) compositor(a) se chama Shira Kammen. O legal dessa música é que ela carrega a leveza do game nas primeiras fases, mas ainda sim atinge um ar de mistério que combina com a progressão da história, enquanto ela vai ficando mais e mais obscura, até revelar seu final trágico ( ou não =p ).

 
--------------- EM PRIMEIRO LUGAR ---------------

 
Rock'n Roll Racing

 

 
          Eu jogava Rock'n Roll Racing com uns 10-12 anos, e foi através dele que comecei a me interessar por músicas diferentes, e perceber que existia vida inteligente na música ( quando você é criança numa época sem internet, só lhe resta a música das rádios, que nunca foram lá essas coisas, principalmente no Brasil ).
          A primeira se chama Bad to the Bone, de George Thorogood e a segunda Peter Gunn, de Henry Mancini ( nessa versão pelos Blues Brothers ). Apesar de Paranoid do Black Sabbath fazer parte da trilha sonora, preferi escolher essas já que são mais peculiares, principalmente Peter Gunn, que é a música de abertura de uma série americana de mesmo nome.

 
          Bom, é isso ai, se houver alguma trilha sonora licenciada importante que eu esqueci de colocar aqui, diga-me qual é nos comentários =)

 
Até mais!

 

8 comentários:

  1. Uma trilha licenciada que eu particularmente amo é a de Full Throttle! Vale jogo para PC? (Outras trilhas que ficaram para sempre na minha memória - mas são originais - foram as de Grim Fandango e American McGee's Alice)

    Rock n Roll racing é o maior barato! (achamos a fita para comprar no início deste ano!)

    Ah, fiquei com muita vontade de jogar Fallout!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, eu nunca joguei Full Throttle, mas pelos videos parece um "point and click" bem legal. Também não conheço Grim Fandango, apesar de lembrar de várias propagandas nas revistas de game que eu comprava ( Super Game Power, etc ), to me sentindo um "desconhecedor" agora =p
      A Lais tem o Alice: Madness Returns, que é a continuação do American McGee's Alice XD

      Fallout: New Vegas é bem legal, um dos melhores jogos na minha opinião, caso você goste de open world e mundos pós-apocalipticos. Se tiver dúvidas sobre o jogo pode perguntar =)

      Excluir
    2. A trilha sonora de Full Throttle é realmente muito boa (e a dublagem também)! Não pude deixar de vir recomendar esse point and click bem humorado quando vi a menção ao jogo. (e aqui está a introdução dele para dar uma leve ideia do clima geral dele: http://www.youtube.com/watch?v=PktBJ6HpNJQ )

      Muito boa lista, Rock'n'Roll Racing não poderia faltar mesmo, e adorei a trilha de Braid [que pretendo jogar nas férias]!

      Excluir
    3. Incrível como sempre tem algum jogo diferente pra conhecer =)

      Joga Braid sim, é MUITO legal. A história é bem profunda e complexa, e precisa de bastante interpretação pra entender tudo o que Jonathan Blow quis dizer ( o criador do game ).

      Excluir
  2. No Alice: Madness Returns tem o primeiro jogo também, não? Aliás, essa foi uma das razões para eu comprá-lo! Lembro que quando joguei no PC ficava "enrolando" no Vale de Lágrimas só para ouvir a música, hahaha!

    E sim, Full Throttle e Grim Fandango valem muuuuuuito a pena! São jogos mais antigos mas muito bem feitos.

    Fallout tem vários jogos, né? Vou procurar o New Vegas nas second hand por aqui!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se veio o primeiro, vou pedir pra laisinha ver e ela responde.

      Sobre Fallout existem 3 ( e mais um que não obedece a ordem númerica, eu acho ), e o New Vegas, que é o mais recente ( é o único que eu joguei ).
      Só um aviso: o jogo possui alguns bugs que passaram batido nos vários patches, então algumas coisas chatinhas incomodam, mas são detalhes que da pra conviver =p ( tem gente que não suporta o menor dos bugs ).
      De qualquer forma existem muitos videos de gameplay no youtube, então la da pra saber se é o tipo de game que procura mesmo.

      Excluir
    2. Eu não recebi o primeiro jogo no Alice: Madness Return :(.
      Será que é porque comprei pelo Steam? =/

      Excluir
    3. Oh, que triste! =(
      A minha versão é para PS3, tive sorte de comprar usada e o dono anterior não ter usado o código para baixar o primeiro jogo.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...