sexta-feira, 27 de abril de 2012

Lone Survivor

Have you seen a little girl? Short, black hair? About seven years old? - Harry Mason
      

               Saudações! o7

 
          Toda vez que compro um jogo indie lembro porquê gosto tanto desse gênero:


 
          Lone Survivor é um game indie de terror psicológico produzido pela Superflat Games, uma "empresa de um homem só" ( que responde pelo nome de Jasper Byrne ).
          Começando pelo começo: Os gráficos são retrô/old school, com jogabilidade de um platformer convencional ( ou side-scroller, não me apego tanto a nomenclaturas ), mas isso não impede o game de ser profundo e bem complexo.



 
          Jasper Byrne é um fã de Silent Hill, e isso fica bem claro no game. As músicas são muito próximas do estilo de Akira Yamaoka ( que fez a trilha sonora de SH ), além dos efeitos sonoros nos menus e outros detalhes menores. Mas onde o game brilha mesmo é na jogabilidade. Você está sozinho em seu pequeno apartamento, num prédio que foi lacrado para impedir que criaturas monstruosas ( não é mencionado se são zumbis, mas é o que parece ) invadam. Tudo bem - você diria - farei igual qualquer outro jogo do tipo e sairei por ai pegando munição e atirando em tudo, quem sabe resolver um quebra-cabeça aqui e outro ali. Errado, pois aqui você precisa sobreviver de verdade.

 

 
          Você precisa se alimentar e dormir periodicamente, caso contrário, pode morrer de fome ou enlouquecer. Muitas vezes você não saberá para onde ir, e os alimentos pouco a pouco acabarão, te fazendo apelar para as pílulas, que ( assim como outras drogas ) quanto mais usadas, mais te levam para o limiar da loucura. O mais legal é que existem vários tipos de alimentos, e seu personagem ( denominado apenas de "You" ) reage de forma diferente a cada um deles. O café, por exemplo, te faz aguentar acordado por mais tempo, o pacote de salgadinho te alimenta, mas por pouco tempo, e por aí vai. Vale lembrar que vários deles precisam ser preparados no fogão, que por sua vez precisa de gás. Outros precisam de panelas especiais, ou ingredientes que você precisa encontrar, mas que fazem valer a pena, pois melhoram muito o potencial do alimento.

 

 
          As munições também acabam, e muitas vezes será necessário se esconder ou distrair os inimigos para poder passar por eles. Além disso, outra coisa importante é que o que você faz durante o jogo influencia no resultado final. Se você simplesmente ceder a loucura, usar pílulas e sair matando todos, terá um final diferente do que se optar por se alimentar corretamente, cozinhar, dormir e tentar desviar dos inimigos, sem matá-los. Algumas atividades durante o game podem trazer mais humanidade ao personagem, afastando-o da loucura, mas não vou dar spoiler XD. Eu consegui o final "ruim", chamado de blue, acho que porque matei muitos inimigos T_T.

 

 
          A história é bem interessante, pois deixa muito sem explicar desde o começo, e depende de você interpretar o que acontece ao seu redor. Mais do que isso, muitas coisas estranhas podem ser interpretadas apenas como parte da loucura que You está vivenciando, ou então como parte da realidade aterradora. As suas ações influenciam na história, já que muita coisa muda de acordo com o caminho escolhido, então é bem provável que você precise jogar mais de uma vez até o final para ver tudo o que o game pode oferecer.

 

 
          O jogo é escuro, e não só na escolha das cores, mas também porque você sempre andará durante a noite ( pois os monstros são mais fracos e menos numerosos nesse horário ) e haverá sempre poucas luzes artificiais, já que a sociedade como a conhecemos já se foi a muito tempo. Devido ao estilo já mencionado retrô/old school, o gráfico a la 16 bits pode cansar algumas pessoas, mas eu como entusiasta indie acho muito legal, e aposto que muitas pessoas compartilham desse gosto.
          É incrível como um jogo que é visualmente tão simples pode gerar uma imersão tão grande. Garanto que se você se deixar levar pela ambientação e história, logo estará em um genuíno pânico de sobrevivência assim como eu estive, principalmente em determinados encontros ( no spoiler here, move along ).
          Ah, antes que eu me esqueça, uma das maiores referências a Silent Hill encontrada no game é o próprio mapa:

 

 
          Como dá para ver, ele segue aquele estilo "planta", com marcações em vermelho que fazem referência a caminhos bloqueados ou lugares especiais.

 
          Para terminar, Lone Survivor é muito mais interessante que a grande maioria dos games de terror mainstream. Cada um dos caminhos possíveis levará em média 4 horas até o final. O game custa muito pouco, então, por favor, compre o jogo ( eu comprei pelo Steam, não sei se está disponível em outros "digital retailers" ), e não roube-o, como nós brasileiros estamos tão acostumados a fazer ( só pra constar, o game foi feito praticamente por uma pessoa só, por mais de quatro anos ).

 
DETALHES:

Título: Lone Survivor
Plataformas: PC e Mac
Gênero: Ação, aventura, RPG, indie, simulação
Desenvolvedora: Jasper Byrne
Distribuidora: Superflat Games
Data de lançamento: 27 de março de 2012
Idioma: Inglês

 
REQUERIMENTOS DO SISTEMA:

 
Sistema Operacional: Windows XP/ Vista/ 7 ou Mac OS 10.6.8
Processador: Core2Duo ( PC ) Core Duo ( Mac )
Memória: 2 GB RAM
Gráficos: Qualquer um com hardware de aceleração 3D
DirectX: 7.0 (apenas PC)
Hard Drive: 150 MB ( PC) ou 300MB ( Mac ) de espaço do HD

 
               Até breve o7

 
Por GUILHERME

4 comentários:

  1. Adorei seu artigo!!! Estou jogando ele e estou muito empolgada, a gente se senti realmente na pele do personagem e a sobrevivência torna-se fundamental mais até do que descobrir a verdade ou encontrar alguma solução do porque dessas criaturas!! Esse game vale muito a pena e mesmo que não tenha gráficos "a lá" Halo 4 ou outra coisa parecia ele não deixa de ser agradável nos detalhes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! É verdade, os detalhes que o Jasper Byrne colocou no game dão uma sensação de sobrevivência bem mais profunda que a maioria dos games do tipo. Seria legal se ele fizesse uma continuação, apesar de história não deixar muito espaço pra isso.

      Excluir
  2. Eu tenho uma duvida sobre o jogo, eu não consegui encontrar o mapa do 3° andar. Na verdade eu já o havia achado, mas depois que eu encontrei o mapa do 2° andar ele desapareceu. Pode me ajudar com isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que eu me lembre da pra mudar o andar que você esta vendo na tela de visualização do mapa. Será que não é esse o seu problema?

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...