quarta-feira, 25 de abril de 2012

Livro: Nos Bastidores da Nintendo

         A delayed game is eventually good, a bad game is bad forever - Shigeru Miyamoto



         Olá,

         Hoje farei uma análise sobre um livro totalmente voltado ao mundo dos video-games: Nos Bastidores da Nintendo - O jeito Wii de reiventar negócios e transformar clientes em fãs.

        Ao contrário da idéia que o subtítulo pode passar, o livro passa bem longe de uma abordagem mais administrativa (que foi meu maior medo quando o comprei), na verdade, apresenta quem são as pessoas por trás desta marca (presidente, designers, músicos), a história dos consoles, muitas curiosidades, além dos erros e acertos da marca.
         O livro inicia contando como uma empresa fabricante de baralhos, desde 1894, e de apenas seis pessoas (entre elas o arrogante presidente Yamauchi) criou seus primeiros jogos portáteis, com o aparelho chamado Game&Watch e ainda criou seu primeiro fliperama (que foi um fracasso), conseguiu competir e derrotar uma das maiores empresas, na época, de video-game: a Atari.
         Para contar esta evolução, o livro traz a história de como foi a criação de Donkey Kong, jogo que apresenta pela primeira vez o principal mascote da Nintendo, o Mario. E para explicar isso,  conta quem é e como trabalha seu principal designer, o artista Shigeru Miyamoto. No decorrer do livro é contada toda a evolução da Nintendo, dos primeiros joguinhos do aparelho portátil ao inovador Wii, relatando seus altos, como a criação do Nes/Famicon, e baixos, como os consoles Virtual Boy, 64 DD e até o mais recente Game Cube (ahh, e eu também não conhecia estes primeiros consoles não!).
     

          Mas com certeza, pelo menos para mim, a parte mais interessante é a quantidade de curiosidades que você saberá através do livro. Só para citar algumas: quando a Nintendo começou a ganhar muito dinheiro com o enorme sucesso do jogo de fliperama Donkey Kong, a MCA Universal  entrou com um enorme processo contra a Big N, alegando que ela tinha copiado o King Kong dos filmes para fazer o jogo (que absurdo não?!). No final, advogado que conseguiu fazer a Nintendo vencer no tribunal, ganhou um barco no valor de US$ 30 mil, que foi batizado de Donkey Kong. Além disso,  adivinhem qual era seu nome? John Kirby! Isso mesmo, a bolinha rosa mais fofa do mundo ganhou este nome em sua homenagem.
          Outra curiosidade é que John Romeno, criador dos super jogos inovadores Doom e Quake, quando eram muito jovens e antes, obviamente, de serem famosos, criaram uma versão  de Super Mario Bros. que rodava perfeitamente no PC, contudo, a Big N não teve nenhum interesse em lançar jogos fora de seus consoles nesta época, e dispensou o que poderia lhe trazer enormes lucros no futuro! 
     

          Em geral, o livro é muito bom e vale a pena ser lido não só para quem é muito fã da Nintendo , mas também por quem quer saber a história dos video-games e principalmente suas rivalidades, relatadas, obviamente, de uma perspectiva da Nintendo. Contudo, se você for muito fã de outra marca, sobretudo a Sega, o autor faz duras críticas a esta empresa, e dá para perceber que nem é lá muito fã do Sonic, tendo uma preferência imensa pelo Mario (às vezes, uma puxação de saco até desnecessária).
         Outra falha é que o livro foi escrito de um americano para americanos, pois ele faz muitas relações à séries que eu nunca ouvi falar, sendo que não há nenhuma explicação sobre a história ou a personalidade dos personagens citados, fazendo que muitas vezes eu ficasse perdida na leitura. Talvez o tradutor devesse fazer mais notas de tradução, explicando detalhes, semelhante ao que acontece na tradução de mangás.
          Contudo, apesar das falhas, o livro é muito bom e serve para entendermos melhor como as indústrias de games trabalham , o porquê que muitas morreram, quais foram os consoles e suas novações e etc. Leitura obrigatória na biblioteca de um gamer. ^^

          Espero que tenham gostado da minha análise. E até a próxima!o/
Por LAIS

7 comentários:

  1. Que interessante! Na verdade, acho que nunca pensaria que o livro se tratasse de uma abordagem mais administrativa, até porque provavelmente os japoneses não querem revelar detalhes a respeito disso, não acha?
    Deu vontade de ler um livro sobre a Nintendo do ponto de vista de um japonês... (talvez este aqui?)
    A propósito, gosto muito do Gamecube, e o controle dele foi um dos melhores que já usei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas então, como foi um americano que escreveu o livro, talvez ele tivesse pequisado, e aí, falaria das inovações, e ensinaria o que as empresas tem que fazer para conseguir o sucesso da Nintendo. Basicamente, fiquei com medo de ser muita puxação de saco e ainda auto-ajuda. Mas é bem legal o/.

      Depois, vi que o nome original do livro em inglês, não é nada parecido com a tradução, porque este subtítulo, ao meu ver, ficou muito "vamos aprender as estratégias da Nintendo para usar em seu negócio tbm"! XD

      Seria interessante ler algo do ponto de vista japônes, já que está ainda mais próximo da Nintendo. Mas infelizmente, eu ainda não consigo ler em nihongo D:

      Vc acredita que nunca joguei, e pior, nunca VI um GAMECUBE na minha vida?! Que triste. Mas pelo livro, ele meio que foi um fracasso comparado a outros consoles (concorrente e até da Nintendo), já que enquanto o PS 3 vendeu 100 milhões, o Gamecube vendeu apenas 22 milhões de consoles :(.

      Excluir
  2. Obrigada! Recebi o pacote hoje ás 14:58, adorei tudo e estou muito feliz, muito obrigada!
    Beijos,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Eu e o Guilherme ficamos muito feliz em saber que você gostou! Aproveite!!! =*

      Excluir
  3. Tem algum link para baixá-lo gratis?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ter mas não conheço porque nós não apoiamos a pirataria, afinal livro nem é caro né? rs

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...