domingo, 26 de fevereiro de 2012

Os melhores games de todos os tempos

Hello my friend. Stay awhile and listen... ( quem sabe de onde é essa saudação? )

          Faremos vários top 5 e top 10 neste blog, e como sou o primeiro a fazer, decidi usar o meu "top 5 games" que está na pagina da equipe. É MUITO difícil escolher apenas cinco jogos ( principalmente se você joga desde criança como eu ). Dependendo do seu humor, do que você jogou ultimamente e de outras centenas de fatores, as escolhas mudam. A mesma coisa acontece quando você pensa nos cinco melhores filmes, músicas, etc. Com os games não poderia ser diferente.
          Meu critério nessa seleção foi simples. Quando me foi pedido para escolher um "top 5 games", pensei nos jogos que me causavam mais nostalgia naquele momento. Tentei escolher um de cada época, e por último um jogo atual. Não sei se são as melhores escolhas, mas com certeza esses cinco jogos me marcaram e merecem a menção.


          Golden Axe é um clássico, na época meu favorito. A jogabilidade era bem acima da média, com uma variedade de golpes grande, além das magias ( eu adorava evocar o dragão da Tyris Flare *_* ). As montarias eram legais, mas toda vez que eu montava parecia que a fase toda queria me destroçar ( Script de apelação? Só os programadores podem responder ). Por fim, chefes legais ( mas com uma estratégia bem simples você conseguia vencê-los ), músicas ótimas, um chefão chamado Death Adder ( tem nome mais legal?!?! ) e muita pancadaria. Tudo o que eu queria num game =p


          Esse foi um game que me ensinou algumas coisas. Mystical Ninja é um adventure/rpg ( só pra quem considera Zelda um rpg ) que se passa no japão na época dos primeiros contatos com os ocidentais barbudos e fedidos ( tipo eu ). Você começa na sua casinha tipica, numa vilazinha típica. O rei tem problemas ( Daimyio? ) e você precisa ajudá-lo. Bem básico.
          A ambientação do jogo é muito legal ( e uma das coisas que me faz sentir mais saudade do game ), pois mistura elementos tradicionais do japão com aquelas maluquices que só eles sabem fazer. Você pega itens novos, dinheiro, compra coisas, ganha poderes e encontra aliados, tudo que um bom game precisa.
          E o que eu aprendi com o game? Goemon, o personagem principal, foi um "Robin Hood" japonês, que no final da vida foi executado de forma cruel, mas que usou suas últimas forças para salvar o seu filho do mesmo destino ( a historia é interessante, vale a pena pesquisar ). Outra coisa que só percebi depois que voltei ao game anos mais tarde, é de que os vilões na verdade são ocidentais barbudos e fedidos tentando transformar o japão numa Europa/América maluca ( todos sabemos o quão fechados os japoneses são para o que vem de fora, até hoje ).


          Silent Hill me introduziu ao terror nos games ( blasfemando: não acho Resident Evil tão terror assim ).
          Você acorda em seu carro batido. Sua filha, que estava ao seu lado no banco do passageiro, desapareceu. Após andar um pouco, você percebe que está numa cidade deserta, coberta de névoa, com sons bizarros que vem de sabe-se lá onde. E as coisas só pioram ( pro coitado do Harry Mason ).
          Mas o que mais me chamou a atenção no game é a tensão que ele consegue gerar. Muitas vezes não existe inimigo por perto, mas as músicas e os efeitos sonoros, junto com o ambiente escuro ( principalmente quando é necessário usar a lanterna ) fazem você esperar o pior a cada novo corredor.
          Outra coisa que vale a pena citar é a história. Além da possibilidade de finais diferentes de acordo com suas ações, nem tudo é explicado nos diálogos durante o jogo. Várias coisas precisam ser deduzidas pelo jogador ( coisas que influenciam apenas no entendimento da história ), o que torna tudo mais interessante para quem gosta de mistérios.


          Mais um jogo que se passa no Japão, Okami conta uma história ainda mais antiga do que a de Mystical Ninja. Um grande demônio ( Orochi ) estava tentando destruir todo o Japão, mas eis que um guerreiro poderoso surge e vence-o, trancando Orochi com um selo mágico para longe de todos. Agora, cem anos depois, o descendente do guerreiro responsável por tal proeza ( e que não acredita mais na "lenda" do demônio ) acaba removendo o selo mágico, soltando-o. Você é Okami Amaterasu, deusa do sol em forma de um lobo branco, e deve ajudar a derrotar o Orochi e "repintar" o Japão. 
          O legal desse jogo, alem da jogabilidade que lembra Zelda e Mystical Ninja, é a arte. O visual imita aquelas pinturas em madeira antigas do Japão, conhecidas como sumi-e, além de usar cell shading ( contorno de desenho animado, mas em imagens tridimensionais ). Além de tudo isso, você ainda usa um pincel durante o jogo. Pressionando o botão correto, o jogo pausa e te da a oportunidade de desenhar na tela. Cada desenho tem um efeito diferente, e quanto mais você avança no jogo, mais pinturas novas aprende.
          Infelizmente Okami não vendeu muito ( tinha tudo para isso ), porque foi lançado sob a sombra de grandes anúncios ( novos consoles, outras grandes franquias de games ), mas para quem quer ter o prazer de jogá-lo, além da versão original para Playstation 2, existe o relançamento para Wii. Vale a pena!


          Skyrim. Esse eu nem preciso comentar muito, já que passei das 400 horas no game ( sempre dá vergonha assumir =p ). Meu primeiro post aqui no blog foi um review do jogo, então é só procurar pelo post e entender porque está no meu top 5.
          Como eu disse no começo, essa seleção não se baseia nos tecnicamente melhores, nas melhores histórias ou então melhor jogabilidade, e sim nos games que me causam mais nostalgia ( sem contar Skyrim, que é um tanto quanto recente ). Tomara que alguém goste desses games como eu gosto XD
          Abraços!


Por GUILHERME

10 comentários:

  1. jogo até hj Golden Axe, só que no PS2(tem um jogo que vem com todos os jogos de mega-drive pra PS2) i vou dar um procurada nesse Okami, pelo post e umas imagens que vi parece ser muito bom^^ Por enquanto sem chances de eu jogar Skyrim... só quando eu terminar de montar meu PC Gamer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Okami vale muito a pena. Só duas coisas podem te impedir de gostar:

      1 - Caso voce não goste de games tipo Zelda, Mystical Ninja, etc,

      2 - ou talvez a arte do jogo. Algumas pessoas reclamaram da textura de madeira nas cores ( eu gosto muito desse detalhe, mas pode cansar os mais sensiveis ).

      Voce não perdeu muito deixando de jogar Skyrim por enquanto, pelo contrario. A maioria dos bugs ja foi varrida, e se voce decidir comprar pelo steam ( não me lembro se esta disponivel em outros "distribuidores virtuais" ) ainda tera acesso ao steam workshop ( uma ferramenta nova pra baixar mods muito mais facilmente, e criar/disponibilizar os seus proprios ).

      Excluir
    2. to jogando Okami agorinha de madrugada i to gostando muito dos graficos^^ achei eles muito estilosos, a unica coisa que ta me incomodando no jogo é a voz dos personagens que fico algo "eletronico" sei la, não fikou bom como Shadows of the colossos q tb falam um idioma que só existe no mundo deles, mas fora isso ta muito bom

      Excluir
    3. Pelo que eu me lembro, esse estilo de voz apareceu a primeira vez em Banjo-Kazooie e Banjo-Tooie ( Nintendo 64 ), mas era mais para o lado comico ( alguns arrotavam ao falar, outros faziam sons aleatorios ). Talvez por isso eu não estranhei, mas acho que é questão de acostumar mesmo ( ou aguentar isso pelo jogo todo =p ). Que bom que encontrou o jogo, é uma peça unica entre tantos jogos parecidos de hoje em dia.

      Excluir
  2. Gostei da iniciativa do blog, assustei por ler "Guilherme" como quem assinou o artigo mas tá valendo.

    Achei bacana vc colocar um de cada geração, acho que nunca vi algo do tipo. Fica variado e vc atinge uma gama maior de jogadores (não se limita a SNES, Mega etc).

    Boa sorte com o blog, acompanho sempre que posso!

    Agora deixa eu comentar. Nuss, como joguei Silent Hill. Me lembro que jogava sempre de noite e minha irmã (eu com 16 e ela com 12) sempre vinha me assistir jogar como se fosse um filme de cinema... inesquecível!

    Golden Axe era sempre uma briga, ela morria antes e chorava pois não participava do final... huahau

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A intenção era o blog ser apenas da Lais, mas ela me convidou para ajudar e acabei ganhando cadeira cativa =p ( falta deixarmos mais claro a minha presença pra não assustar todo novo visitante XD ).

      Tentei fazer um top 5 mestre, ja que era o meu primeiro. Então coloquei o que foi pra mim o game mais importante de cada geração ( mas como era um top 5 deixei muita coisa de fora ).

      Sobre Silent Hill e Golden Axe, era a mesma coisa aqui em casa, minha irmã ( 6 anos mais nova ) fazia igualzinho a sua XD

      Excluir
  3. eu acho que voces deviam modernizar só um poquinhos no jogos e filmes baseados em games, porque os mais recente que vi no seu blog são bem antigos e são poucas pessoas que jogam, seria bom se voces colocassem jogos de ps3, psp e xbox 360..geralmente é isso que as pessoas procuram..só dando a dica, ficou bem legal o layout de voces.
    abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pela dica, é sempre bom ouvir opiniões diferentes. Na verdade nós estamos alternando entre coisas novas e antigas para atender todos os tipos de publico. Eu particularmente acho interessante descobrir jogos antigos que nunca tinha jogado antes, e imagino que outras pessoas compartilhem essa curiosidade.

      Alem disso, estamos focando mais em jogos que sairam para Wii e/ou PC, pois são duas plataformas que nós temos acesso facil. Quem sabe no futuro não encontramos mais alguem para contribuir com outros consoles?

      Abraço!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...