segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Por que evito jogar com brasileiros?

Sorry, I'm dead - Monster Party

 
          Faz um tempo que quero escrever sobre isso no blog, e acho que a oportunidade certa apareceu. Jogando Guild Wars 2 encontrei com uma pessoa que jogava Perfect World comigo ( sim, aquele jogo que demora mais de 1 ano pra chegar no nível máximo; isso sem contar o cash shop absurdo ) a uns 4 ou 5 anos atrás, e conversamos bastante, lembrando de várias coisas, inclusive do comportamento péssimo dos jogadores brasileiros naquela época e ainda hoje.

 
 
 
          Pra começar pelo que pode ser considerado o estopim da minha falta de vontade de jogar qualquer coisa online com brasileiros: Perfect World. Antes de PW eu joguei alguns outros MMOs, incluindo Ragnarok e 9 Dragons ( esse com a Lais ). Eu ainda não conhecia muita coisa, então procurei uma guilda pra me ajudar a crescer; e encontrei.
          No começo era tudo uma maravilha, todos eram amigões. Com o tempo, comecei a perceber que quem saía da guilda era considerado um "traidor" e tratado muito mal, com xingamentos de todo tipo, e comecei a ficar incomodado, principalmente porque ali eram todos adultos, com emprego. Enquanto isso fui crescendo na guilda, ganhando mais responsabilidades, mas, ao mesmo tempo, cansando daquele elitismo e falta de respeito com quem era de fora. Assim, resolvi sair e criar minha própria guilda.

 
 
 
          Escrevi no fórum um texto agradecendo a ajuda de todos, dizendo que o tempo na guilda foi legal e toda essa balela que faz parte, e saí. Como ja era de se esperar ( mas que eu ainda achava que não aconteceria ), fui acusado de milhares de coisas, e sobrou até pra Lais. Ainda assim criei uma guilda, e até levei alguns membros comigo, mas desanimei do jogo e acabei saindo ( bugs bizarros que me impossibilitavam de jogar, por meses sem correção, e a propria cash shop ridícula foram alguns dos motivos, além da falta de respeito que havia acontecido ).
          Depois disso comecei a jogar Warhammer Online, em servidor norte-americano. Surpreendentemente, os jogadores eram extremamente maduros, respeitosos e levavam o jogo como deveria ser levado... como apenas um jogo, um passatempo.

 
 
 
          Enquanto jogava com os gringos, participava de um fórum brasileiro de Warhammer ( acho que era ArenaMMO, ou algo assim? ), e mais uma vez, o desrespeito dos brasileiros pra mim era claro. Sempre rolava aquela coisa de "se você não faz o que o meu grupinho manda você é traidor e será tratado como tal", então desisti de tentar qualquer aproximação com meus compatriotas.
          Por que os brasileiros agem dessa forma tão violenta e agressiva, como se fosse uma "gangue de internet"?

 
 
 
          Para mim é basicamente o que nós brasileiros somos que nos faz agir assim. Somos um povo que "come arroz e arrota caviar". Achamos que somos os donos do mundo, melhores que o resto do globo, e sendo assim, quem não concorda com os "brazucas", obviamente está do lado errado e deve ser punido.
          A pouco tempo o governo ainda patrocinava aquela idiotice de "brasileiro não desiste nunca", como se ser brasileiro nos fizesse instantaneamente melhores que tudo, e mais antigamente era pior; quem não lembra do "Brasil, ame-o ou deixe-o" da pior época da ditadura?

 
 
 
          É óbvio que existem idiotas em todos os países, mas em nossa nação a noção de que somos melhores é muito comum na sociedade. Já vi gringo ser atacado em balada só por ser gringo. No nosso país ninguém segue as leis porque acha que é muito bom pra se rebaixar a tal, e pior ainda, acha que o governo tem que dar tudo. Vi um filósofo comentar uma vez que brasileiro é criado como "nobreza", e por isso não se vê como um simples cidadão que deve fazer sua parte e contribuir para o funcionamento da sociedade como uma engrenagem, e isso é completamente real, pois não existe humildade verdadeira entre nós ( só aquela coisa pobre de ficar dizendo que não é bom em nada esperando que os outros reforcem que você é ).
          Mas o que tudo isso tem a ver com o comportamento em jogos online? A internet não possui cara-a-cara, leis ( algumas, vagas ), é fácil você não se identificar e nem ser responsabilizado pelo que diz, logo, a única coisa que vai regular seu comportamento é quem você realmente é por dentro, sem a máscaras de "povo feliz da terra do pode tudo".
          A conclusão é que, quando nós podemos mostrar quem somos, somos ainda mais podres do que cheiramos.

 
 
 
          Meio fim-do-mundista o post de hoje, mas é bom cotucar nas feridas desse "anão que se comporta como gigante" =p

 
PS: A tirinha dividida entre os paragrafos da postagem foi feita por gringos, e apesar de preconceituosa, já que nenhum povo é uma massa homogênea, é extremamente realista ao que acontece pela internet como nossos irmãos etnocêntricos.

 

11 comentários:

  1. Eu compartilho da sua experiência de ter passado por situações tensas com brasileiros, mas por outro lado, já passei situações tão tensas quanto com pessoas de outras nacionalidades. Inclusive jogando Ragnarok eu e minha guilda passamos por situações complicadíssimas de xenofobia vinda por parte de europeus (holandeses principalmente), que maltratavam latinos em geral com a desculpa de que na vida real muitos latinos e árabes vinham roubar seus empregos na Europa e coisas do gênero, o que honestamente não tem nada a ver com jogo.

    Jogando Warhammer e City of Heroes, além de outos jogos online também já encontrei uma quantidade absurda de americanos imbecis que usavam cheat, quebravam regras e faziam folia. Em um outro server de Ragnarok fiquei sabendo também que especificamente naquele local os GMs tinham problemas tensos com russos, e um outro com mexicanos.

    Acho que muitas vezes é uma questão de sorte ou azar de encontrar um grupo de jogadores de nacionalidade X que seja muito maduro, ou muito imbecil. Já joguei Rag em servers puramente brasileiros que davam de 1 milhão a zero nos gringos, inclusive no quesito ética e educação.

    Não sei se é sorte minha por ter encontrado um grupo legal pra jogar, mas de qualquer forma eu espero que você encontre grupos legais de brasileiros também que consigam tirar um pouco dessa má impressão que alguns meliantes virtuais brazucas deixam na gente, hahaha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah sim, já tive problemas com gringos também. Lembro que em Aion a comunidade era péssima, sempre acontecia de alguem passar e do nada xingar. Mas são coisas que você se afasta e acaba, é só ignorar.

      Olha só uma situação engraçada ( ou nem tanto =p ): Houve uma vez que resolvi baixar Perfect World mais uma vez para ver como estava, anos depois de ter parado. Meu personagem antigo ainda estava la, então peguei ele e fui para a Cidade do Dragão ( a cidade principal ). Assim que apareci por la chegou um sujeito:
      - ei, ei amigo, ei amiog, mim da dinhero? ein?! - eu ja estava de saco cheio dessa mentalidade, e disse algo tipo:
      - porque você não joga e consegue seu proprio dinheiro? - e obviamente, fui xingado furiosamente ( o cara ficava me seguindo e não parava ), e nunca mais voltei. Esse tipo de coisa ja aconteceu comigo com gringos, mas é muito raro, já com brasileiros é extremamente comum.

      Logico também que essas situações estão muito relacionadas ao tipo de jogo. Imagino que os brasileiros que jogam EVE Online por exemplo, sejam muito mais maduros do que de PW.

      Alias, outra coisa que não entendo é a necessidade de brasileiros de estarem em grupo ( sem contar a barreira da lingua para muitos ). Quando eu jogo sempre entro em guildas de nacionalidade variada,e talvez isso até me afaste de problemas, pois acabo não tendo contato com os gringos mais fechados a pessoas diferentes.

      Excluir
  2. eu não jogo muito online, mas sei que brasileiros não tem essa fama à toa na internet (não só nos games) só de ver conhecidos reclamando e pela recupercussão em outros países. mas acho que isso é apenas um reflexo da falta de cidadania e educação que temos por aqui. vergonhoso.
    às vezes a melhor coisa é não revelar a nacionalidade nem o sexo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A primeira vez que ouvi um gringo dizer que brasileiros são etnocentricos achei ridículo, mas com o tempo fui percebendo que realmente somos.

      Eu sempre evito dizer minha nacionalidade por causa do estigma que isso carrega, só revelo depois que conheço as pessoas melhor, como foi o caso na guilda que criei no Guild Wars 2.

      Excluir
  3. "Não obrigado, sou brasileiro e sei jogar sozinho."

    É isso que respondo sempre que uma guild de brasileiros me chama alegando que somos brasileiros e temos que nos ajudar. Infelizmente aprendi a evitar os "brazucas" em jogos on line.

    ResponderExcluir
  4. Falou tudo Guilherme!
    Eu estou jogando PW faz pouco tempo, nem um mês. E olha, que decepção com as pessoas na parte em que se refere a clãs e camaradagem. Sério, tem pessoas que usam cheats pra te esperar na porta de uma dungeon, desativam seu modo PvE e te matam. E se você reclama eles ainda dizem "volta no level 101, entra pro clã e daí a gente conversa n00b"...¬¬"

    Eu sou da época dos Final Fantasy (7,8,9 e 10 e recentemente joguei o remake do 4), dos Legend of Mana e Legaia, e desde então me viciei em RPG (meu gênero preferido até hoje). Eu e o Ton (marido) tínhamos muito receio de jogar online por conta da má reputação dos players brasileiros, que eles eram extremistas e etc. Mas infelizmente pela falta de novidades na parte de bons jogos não online decidimos testar.

    Realmente PW é bonito, é bom, uma customização ótima e quests memoráveis. BUT eu e ele jogamos sempre "onbutoff" ou seja, estamos online porque não tem opção, mas não temos clãs, fazemos dungeons e quests sozinhos (no máximo nós dois juntos) e nunca entramos em grupos pra nada. Ou seja, estamos lá mas não estamos xD . O jogo é pra divertir, e não pra ser um hater, xingando, ofendendo e fazendo coisas dignas de picuínha de tempos de escola. Infelizmente foi a única maneira que encontrei de não me estressar com um jogo tão bonito e de boa jogabilidade. (mas que nem de longe se compara com os RPG's de antigamente)

    Ótimo post e adorei o assunto! *---*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah vlw =)

      Realmente, parece coisa de epoca de escola mesmo... é uma arrogancia sem nenhum fundamento, só pra se achar melhor ( vamos combinar que se a pessoa precisa de um game pra ser bom em alguma coisa... ).

      Minha solução foi jogar em servidores internacionais ou norte-americanos. Geralmente quando um jogo vem pro Brasil, se cortarem o acesso aos servidores de fora eu paro de jogar, porque ter dor de cabeça por causa de algo que era pra ser divertido eu não quero mais.

      Excluir
  5. Gostei muito do seu blog cara, e concordo com você.
    Eu jogava ragnarok até o mês passado, e tinha muito isso mesmo.

    ResponderExcluir
  6. É meu bichinho!

    Eu daqui do meu sertão também já passei por essa seca (e não pouca). Só que já me acostumei com a areia nas vistas. A seca do sertão é um tanto diferente da seca da cidade...

    Concordo com o autor que essas frases triunfalistas, bobocas, só fazem alimentar, ao povão, que somos o último boqueirão a matar a sede do cangaço...

    Coisas do tipo "Sou brasileiro e não desisto nunca", "País rico é país sem pobreza" etc. são, para mim, frases de efeito que só criam estigmas, personalidades, todas defeituosas...

    Um abraço a todos do caboclo filosofeiro!

    Por que não adotamos algo mais construtivo e verdadeiro, não é meu binchinho?:

    "Pais ricos são pais que Educam!"

    Para um dia, talvez, sermos, quem sabe?:

    "País rico é país educado!"

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...