domingo, 24 de fevereiro de 2013

Euro Truck Simulator 2 - Surpresa em forma de caminhão

É uma cilada, Bino! - Pedro

 
          Esse é um jogo que fiquei em dúvida sobre fazer um review aqui no Diário de uma Gamer, já que a idéia das pessoas é de que seja um jogo muito mais voltado para os homens... mas depois de ver uma mocinha se revoltar no fórum do jogo no Steam quando alguém disse que mulheres não jogavam o game, resolvi não dar uma de sexista como a maioria e falar desse jogo que me surpreendeu bastante.

 

 
 
          Para começar, Euro Truck Simulator 2 é feito por uma empresa tcheca chamada SCS Software, que já faz simuladores a um certo tempo. Eu nunca havia ouvido falar neles e em nenhum game que eles fizeram, e conheci o ETS2 pelo Steam, quando a SCS conseguiu fazer o game entrar pelo Greenlight ( o sistema em que você pode colocar qualquer jogo, e os usuários do Steam votam para que seu jogo seja colocado oficialmente na loja, ou não ).
          Foi uma surpresa enorme pra mim, porque posso dizer que é um dos melhores simuladores que já joguei, e melhor ainda, não tem a menor cara de simulador.

 
Clique nas imagens para ampliar

 
          Eu digo isso porque todos os simuladores que eu joguei você se sentia "trabalhando", e pior ainda, trabalhando sem ganhar nada. O já abandonado Microsoft Flight Simulator ( falei um pouquinho dele aqui ), que era incrível na parte de física do avião e controles, só te permitia voar em meia dúzia de missões repetitivas ou ficar aleatoriamente "brincando" por aí. No caso de ETS2, isso é bem diferente.
          Você começa sem dinheiro ou veículos, e precisa trabalhar com o veículo dos seus empregadores, como freelancer. Quando consegue dinheiro suficiente ( ou pega um empréstimo ) para comprar seu primeiro caminhão, começa a ganhar mais dinheiro, e aos poucos aumenta sua garagem, compra novos caminhões, contrata motoristas, e vai aos poucos ampliando até se tornar uma empresa enorme.

 
Beep beep!

          Mas o jogo é apenas dirigir pra lá e para cá? Como isso pode ser divertido? Aí está uma coisa que eu nunca me imaginei fazendo... jogando um simulador de caminhões, e gostando, e o pior é que dirigir pra lá e para cá num bichão desses é legal porque a SCS soube como fazer a expêriencia funcionar. Existem MUITAS estradas, você dirige praticamente por toda a Europa, e cada uma delas tem um estilo muito diferente, refletindo bem o país em que você está. Da pra ver bem claramente as diferenças nos screenshots acima.
          Além disso, cada país tem um sistema de leis um pouco diferentes, e você tem que sempre estar atento, ou pode acabar como eu, dirigindo do lado errado da estrada na Inglaterra...

 

Bino não ficaria orgulhoso...

          A parte de simulação no game é o que completa o pacote para deixar ETS2 bem menos cansativo do que se espera de um simulador. Existe chuva, neblina, dia e noite, combustível, sono ( se você dirigir muito tempo sem parar para dormir pode ser multado e até bater ), sistema de multas ( então não adiante tentar dirigir estilo GTA ), além de toda a mecânica do caminhão, incluindo retarder, que eu ainda não sei exatamente como funciona =p.
          Outra coisa legal é que o mundo é completamente aberto. Não é como num jogo de corrida, em que você vence, entra num menu, escolhe o próximo circuito e começa a correr mais uma vez. Aqui você pode simplesmente pegar seu caminhão e sair dirigindo sem carga, ou errar completamente o caminho e ir para o outro lado da Europa sem querer ( existe um GPS para guiar você ). Capotar, por exemplo ( meu caminhão gosta de tombar... ), faz com que você tenha que chamar a assistência, o que acaba de levando para alguma cidade próxima, e estragando sua entrega.

 
Clique nas imagens para ampliar
 
 
          Os gráficos são muito bonitos e detalhados, com efeitos diferentes para cada hora do dia e climas diferentes. Os caminhões são perfeitos. Andei procurando na internet pelos veículos reais ( são todos modelos de marcas verdadeiras ) e são realmente convincentes. Os comandos dos caminhões mudam um pouco de um para o outro, como seria na vida real, além de exigirem que você ative tudo manualmente, incluindo os faróis, GPS, diferentes sistemas de freio, etc.
          Acho que Euro Truck Simulator 2 é um ótimo jogo para aquelas pessoas que gostam de jogos de corrida, mas que estão cansados da repetição de sempre. Se você gosta de dirigir de forma menos competitiva ( mas nem tanto, já que existe prazo para as entregas ), e vê como bem-vindos os elementos persistentes ( comprar novas garagens, mundo aberto, etc. ), ETS2 será uma ótima expêriencia.
 
 
          Para quem esta interessado mas ainda não sabe se vai comprar, existe um demo disponível no site oficial aqui! Nos vemos na minha próxima postagem, que talvez seja um review de Lego The Lord of the Rings, já que é um dos jogos no nosso sorteio.
 
 

6 comentários:

  1. Olá Diário de dois gamers! (risos)
    Parabéns pelo review!

    O que é RETARDER meu bichinho? Uma boa e uma má conclusão, sua moça e seu moço... vamos lá?

    A BOA: segundo a própria fabricante, a SCANIA, o RETARDER é um sistema de frenagem hidráulico que atua em conjunto com o freio motor e o freio de serviço. O seu cerne é a caixa de câmbio. Eita caboclo metido meu bichinho!

    Ele pode ser utilizado em aproximadamente 90% dos casos de frenagem do caminhão (exceto em emergências - ou não, se vc antever o perigo meu bichinho).

    O RETARDER faz com que vc (NA VIDA REAL) tenha um baixíssimo consumo do freio de serviço e suas consecutivas trocas de peças.

    Ele é excelente, por exemplo, para controlar a velocidade do TRUCK (eita palavra metida a besta) em declives acentuados. Por permitir que a rotação atue em paralelo ao seu acionamento, isso quer dizer que o RETARDER acaba também contribuindo por diminuir o consumo de combustível. Como consequente diminuição das aceleradas mais fortes para retomada da velocidade. Ele também (de quebra) meu bichinho contribui para o meio ambiente, nos casos em que não ocorrerá a frenagem total, fazendo com que o metidão do TRUCK emita menos gases na atmosfera.

    A MÁ: no jogo não funciona assim sua moça e seu moço. :((

    Não sei se vocês perceberam, mas para a dificuldade da economia do jogo os desenvolvedores fizeram com que o caminhão tenha necessidade de manutenção con$tante$.

    Assim a gente perde a referência da economia do RETARDER (no jogo), ficando apenas com a eficiência final das frenagens quais produzidas por ele, meu bichinho.

    Basicamente é isso! Um arretado abraço! Desde o interior do Brasil!
    E viva o SERTÃO!

    Caboclo Filosofeiro (R)
    Um caboclo brasileiro

    ResponderExcluir
  2. anônimo:gostei desse Diário de um game,quem criou esse site,pode me dizer por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lá no menu, em Equipe, fala um pouquinho da gente ;)

      Excluir
  3. Muito bom seu review sobre o ETS2, mas sobre o Flight Simulator você acabou falando bobagem. Pesquise um pouco melhor, procure a IVAO e descubra um mundo de aviação virtual jamais pensado por vocÊ!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...