domingo, 24 de junho de 2012

EVE Online: Inferno - Diário de Bordo, parte 2

Don't underestimate the force - Darth Vader


          Nessa segunda parte eu quero falar das possibilidades dentro de EVE Online, deixando um pouco a expansão Inferno de lado, até porque existem poucos games do tipo ( acho que não lembro de nenhum outro na verdade, o que faz de EVE um game único ).
          Se você perdeu a primeira parte deste diario de bordo, leia-o aqui: clique em mim!

 
Ah, como eu queria poder descer e explorar T_T

          Essa imagem acima é a visão que você tem de dentro do Captain's Quarters ( na parte onde você embarca e desembarca ), o seu quartinho, com direito a TV com notícias e tudo mais ( dá para ver a sua nave flutuando nessa área, mas não aparece no screenshot que tirei ).
          Como eu disse anteriormente, a expansão Incarna adicionou as primeiras partes do que a CCP chama de Walking in Stations ( WiS ), mas parece que os planos para isso acabaram sendo "pausados", pois já faz mais de um ano, e nenhuma outra funcionalidade foi adicionada.

 
Ao menos a comunidade de EVE tem bom humor =p

          A promessa era adicionar salas de reunião e estratégia para as corporações, mini-games entre os jogadores ( fliperamas, jogos de cartas, lutas, não se sabe ao certo ) bares criados e controlados por jogadores ( pra quem tem o sonho de ser um barman espacial =p ) e muito mais, mas como muitas das promessas no mundo dos games, os desenvolvedores acabam ficando com medo de ousar e deixam seus sonhos para segundo plano.

 
Vrummm!!!

          Mas vamos voltar ao que o EVE Online tem para oferecer, e deixar de lado os sonhos perdidos de desenvolvedores que perderam a coragem T_T ( só estou brincado, pois a coragem para se manter um game que é único no mercado e tentar inovar em tantos aspectos ao mesmo tempo é enorme ).
          Eu não consigo jogar um MMO sozinho, sempre arrasto a laisinha comigo =p ( coitada ), e EVE é um jogo interessante quando pensamos nos seus aspectos sociais. Além do tradicional "fazer missões com os amigos", você pode se juntar a uma corporação ( ou criar a sua própria ), que pode ser comparada a um clã em outros games. Quando dentro de uma corporação, existem inúmeras possibilidades, e tudo o que é feito em equipe acaba gerando uma recompensa bem maior.

 
Clique nas imagens acima para ampliar

          Nas figuras acima você pode ver a minha nave e a da laisinha voando juntas durante missões comuns.
         Uma coisa legal em EVE, que eu não comentei na primeira parte, é a escala das coisas. Você começa voando uma pequena fragata ( frigate ), vai subindo aos poucos, passando por destroyers, cruisers, battlecruisers até as enormes battleships, e caso tenha a coragem de colocar suas naves em jogo, pode treinar para naves ainda maiores, que só voam em território de baixa segurança ( onde o PvP é completamente liberado ) como os carriers, dreadnoughts e Titans ( naves do tamanho de uma estação ).

 
Belíssimo =o

          Veja a comparação da minha nave ( um destroyer ) ao lado de uma estação, que nem está inteira na imagem.
          Para quem não gosta de combate existem outras possibilidades. Você pode colonizar planetas, uma atividade que possui até mesmo alguns elementos de RTS, mas nada muito elaborado. Além disso, pode minerar asteróides, produzir itens, transportá-los e vendê-los, o que é bem interessante, pois o mercado é quase que completamente livre de amarras, então ele funciona realmente como no mundo real, com flutuações de preço, inflação e tudo mais ( tem gente que delira de emoção no mercado de EVE =p ).

 
Clique nas imagens acima para ampliar 

 
          Acima você pode ver um planeta colonizável, dois cargueiros imensos ( provavelmente jogadores transportando mercadorias para vender em algum lugar distante ) e uma estação vista de frente.
         
          EVE Online é um jogo muito bonito, complexo e interessante. Requer tempo para ser dominado, mas as possibilidades são imensas depois que você entende como tudo funciona. Infelizmente, as coisas que mais me fazem querer jogar o game ainda não foram implementadas ( walking in stations ), e pelo andar das coisas, ainda demorará um bom tempo.
          Ficarei de olho no game nos próximos anos, e quem sabe até reativarei minha conta algumas vezes, mas a CCP precisa realmente entender que a maioria das pessoas gosta de bastante interação com seus avatares, e sem isso, EVE Online continuará sendo um game de nicho, até o dia que alguém criar algo novo e melhor ( e com interações entre os avatares ), e ai EVE virará poeira.

 

2 comentários:

  1. Me lembra o Brasileiro Taikodom... Pena que $$$ por aqui é dificil de arrumar pra manter um projeto assim.

    Esse EVE é muito bonito...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EVE tem um grafico lindo mesmo.

      Mas é uma pena ver Taikodom no estado que está, evoluindo tão lentamente... eu lembro como ele era em 2008, e comparei com o atual quando testei a algumas semanas atras, e infelizmente acho que em 4 anos poderiam ter feito muito mais... pelo menos é mais experiencia para os brasileiros, pouco a pouco faremos games melhores.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...