segunda-feira, 23 de abril de 2012

Era Uma Vez: Warhammer Online

Like clay I shall mould them and in the furnace of war I shall forge them - The Emperor of Man

               Saudações o7


          Warhammer Online: Age of Reckoning foi lançado em 18 de Setembro de 2008, no mundo todo. O game é um MMO ( Massive Multiplayer Online ) baseado na franquia de mesmo nome, da Games Workshop.




          Poucas semanas depois do lançamento, Warhammer Online havia vendido mais de um milhão de cópias ( feito reportado por toda a imprensa de games da época ), e recebia reviews por todo o mundo elogiando sua arte, jogabilidade e, principalmente, o PvP ( Player versus Player ). Depois de aproximadamente seis meses o game caiu para menos de 300 mil assinantes, e depois disso o número só diminuiu. Em dois anos contava com apenas 6 servidores e com o fim de qualquer tentativa de trabalhar em novas expansões. Mas por que Warhammer Online morreu?

 
Trailer antes do lançamento

          Vamos começar pelo começo. O mundo de Warhammer Online, na verdade, foi criado em 1983, pela Games Workshop ( GW para os intimos ). O nome oficial era Warhammer Fantasy Battle. Elfos, anões, gnomos, dragões, vampiros, orcs, goblins; tudo isso fazia parte do universo Warhammer, que era baseado pesadamente nos livros de J. R. R. Tolkien.
          Primeiro veio o jogo de tabuleiro, onde se usavam miniaturas ( que você devia montar e pintar, pois vinham em peças ) dos soldados e comandantes numa mesa, simulando, turno por turno, movimento de tropas, ataque, defesa e outras estratégias. Depois veio o RPG de mesa ( interpretação ) e mais tarde toda uma literatura voltada a esse incrível mundo.

 
Intro do game, que eu assistia inteira sempre que abria o jogo XD

          Anos mais tarde houve a tentativa da GW em produzir um game. Alguns foram produzidos ( baseados principalmente em Warhammer 40k, o "Warhammer no futuro" ), e ai a história entra num período nebuloso. Diz-se pela internet que o primeiro Warcraft feito pela Blizzard ( para os imtimos, Blizz ) era para ser um game do Warhammer, mas que, com o jogo quase completo, algo aconteceu ( alguns dizem que a GW desistiu, outros que a Blizz não conseguiu os direitos para usar o nome Warhammer ) e o game não pode ser lançado. O que a Blizz fez? Mudou o nome para algo similar e alterou alguns detalhes ( para que não houvesse nenhuma infração aos direitos da GW sobre Warhammer ) , e lançou.
          As semelhanças entre os mundos de Warcraft e Warhammer são absurdas, e é inegável que houve uma cópia descarada, principalmente se lembrarmos que Starcraft também é uma cópia de Warhammer 40k. As semelhanças depois do lançamento de Warcraft 3 e World of Warcraft diminuíram bastante, o que pode ser interpretado como uma tentativa da Blizz em deixar menos claro a clonagem, já que a história veio a tona a algum tempo. Há alguns ainda que dizem que a Blizz paga a GW um valor por "royalties" desde o primeiro Warcraft, mas isso já é especulação demais, quase uma lenda urbana.

Videozinho do PvP que eu fiz na época que estava aprendendo a editar ( eu sei, eu sei, ta ruim o negócio =p )

          A idéia de um game de Warhammer ainda ficou dormente por um longo tempo. Algumas tentativas abandonadas aqui e ali, até que a Mythic decide fazer o game. Comprada pela Eletronic Arts, a Mythic tinha a sua disposição todo o tempo e dinheiro necessário, desde que fizessem de Warhammer o maior MMO, derrubando World of Warcraft e todos os seus irmãos menores. Não deu certo.
          O game era ótimo. O PvP imcomparável, mesmo em relação aos MMOs de hoje. Eu lembro de conectar, perguntar no chat onde estava acontecendo alguma batalha e seguir o combate por horas. Dezenas, e às vezes centenas de jogadores de cada lado, atacando e defendendo castelos ou tomando fortalezas. Todas as classes eram bem diferentes, tornando a jogabilidade muito mais interessante. Outra coisa legal era que havia collision detection ( você não atravessava outros jogadores, assim os tanks podiam se posicionar numa pequena passagem, com escudos em mãos, e segurar os invasores para fora, protegendo os membros mais fracos do seu grupo ), que é raramente encontrado em MMOs, ainda hoje.

 
Navio dos Dark Elfs; detalhe na "Black Ark" gigante atras dele *_*

          Mas aí vem as falhas. O jogo era extremamente limitado nas quests e no PvE. Não que fosse ruim, mas não era superior ao World of Warcraft, então nunca conseguiria o destronar. Além disso, vários bugs essenciais demoravam para ser corrigidos, tornando a espera por uma solução tediosa. Mas o que realmente matou Warhammer? Na minha opinião:
  • Mundo seccionado: Não haviam fronteiras invisíveis como em World of Warcraft ( seamless world ), o que tornava cansativo carregar o game a cada troca de área.
  • End game vazio: Depois que se chegava a um certo ponto do jogo, não havia muito mais o que fazer além de repetir as mesmas batalhas nos mesmos lugares, "over and over again"...
  • Lançado antes da hora: Algumas coisas essenciais ficaram para trás, para que o jogo fosse lançado logo, incluindo algumas das capitais principais do jogo, além de classes ( que foram lançadas aos poucos, depois ).
          De acordo com um dos pré-Alpha Testers ( Testes alpha são os primeiros testes ao público, porém fechados. Depois vem os Beta Tests, abertos, mas ainda com controle na quantidade de pessoas ), Warhammer seria um jogo baseado apenas em scenarios ( o equivalente aos Battlegrounds de World of Warcraft ), mas que depois de muita reclamação dos testers, a Mythic reformulou todo esse aspecto, adicionando o RvR ( Realm versus Realm ), que nada mais era do que o Open world PvP ( o que salvou o game de morrer ainda mais cedo, pois era muito bom ).

 
Magus, Zealot, Witch Hunter e Swordmaster

          De acordo com esse mesmo tester ( acho que o nome dele era TestPig ), muitas outras reclamações nunca foram sanadas, e os problemas se mantiveram entre os maiores motivos da queda em assinantes do game.
          Após Warhammer Online ser lançado, como eu disse no começo, a venda foi expressiva. Passados os primeiros meses, a quantidade de assinantes já não era impressionante, pois as pessoas que chegavam ao nível máximo não tinham absolutamente nada para fazer. Mais meses se passavam, menos pessoas jogavam. O jogo era cativante e muito bem feito, o setting incrível, mas um bom jogo não é feito só dessas coisas.
          Desesperadamente, a Mythic lançou a expansão Land of the Dead ( LotD ), que pecou nas mesmas coisas. Era bonita, era interessante, mas faltava conteúdo. O que essa expansão fez, na realidade, foi divertir os jogadores por algumas semanas, até eles perceberem que o RvR estava morrendo, pois apenas um lado ( Order ou Destruction ) poderia entrar na LotD por vez, deixando o oponente sem ter com quem lutar.
          Depois disso, já sabemos: Warhammer Online ainda existe, mas esta semi-abandonado a muito tempo. Se você nunca jogou, talvez valha a pena baixar a versão trial e testar, pois realmente não é perda de tempo, e o PvP ainda é dos melhores, mas se imagina que vai passar anos jogando, não vai.

 
               A história de Warhammer Online: Age of Reckoning fica por aqui, espero que tenham gostado dessa pequena retrospectiva. Até mais o7

 
Por GUILHERME

5 comentários:

  1. Tive momentos muito divertidos jogando Warhammer, sendo que nenhum utro rpg conseguiu tomar este lugar. Mas realemnte, uma pena ele estar morrendo :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também, esse jogo nunca vai sair da minha lista dos melhores MMOs =)

      Excluir
  2. Voltei a jogar a quase um mês e posso dizer que com o patch recem lançado trouxe mais tempo de vida para o jogo. E estou percebendo que muita gente está voltando a jogar, porque hoje no mercado os jogos ainda que mais novos, não descobriram como prender a atenção dos jogadores. Eu me arrependo de ter comprado o Guild Wars 2, cheguei no lvl 80 em duas semanas e já desanimei. No WAR é totalmente diferente. Chegar no lvl 100 não é pra qualquer um. Tem que dedicar, tem que aprender a jogar com a classe, pra só então chegar no lvl máximo do jogo. Pra quem já jogou e pra que não jogou, é uma boa hora pra voltar ou começar. Quem quiser me add no jogo meu nick é Theco, temos uma guild no nível máximo, além de gente on e usamos vent também.
    O servidor é o Bandlands.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante ver pessoas voltando pro WAR, pena que o desenvolvimento do jogo ficou estagnado ( em relação a conteúdo de peso ). Eu comprei Guild Wars 2 também, mas ainda não comecei a jogar de verdade.

      Se for tão rápido assim pra pegar o nível maximo sera um pouco decepcionante, mas vale lembrar que na maioria dos MMOs da pra pegar nível maximo muito rápido, ai depende de como você utiliza o conteúdo disponível, se completa cada area; eu lembro que no Warhammer dava pra chegar no nível maximo em 1 semana, e no RR ( Renown Rank ) em 2 se correr.

      Excluir
    2. Ah, não posso esquecer de agradecer pelo convite. Se acontecer de voltarmos pro WAR te procuraremos!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...