quinta-feira, 9 de maio de 2013

Jogos de estratégia fazem falta

I love a crowd - Terrorist, Command & Conquer Generals


          O mercado de games está inundado de shooters e MMOs, todos muito parecidos uns com os outros ( falei um pouco dos MMOs aqui ), e ultimamente estava me dando uma saudade daqueles jogos de estratégia que foram a porta de entrada para quase todos os PC Gamers, que logo resolvi tentar voltar as origens e descobrir o que há de novo, e não tão novo assim também.






          Sem deixar de mencionar que li em algum artigo num canto escuro da internet uma discussão sobre a morte ou não dos games de estratégia, vamos ao que interessa:
          Um jogo que eu tenho e nunca mais joguei é o The Settlers 7 ( aquele que tem a capa fofinha na Europa e ultra-esmagadora-apocaliptica nos EUA ). Na época que comprei, lutei pra conseguir entender como funcionava aquela economia complexa, e meio sem me aprofundar muito me afastei, principalmente porque o jogo é pessimamente otimizado, então rodava mal nos gráficos mínimos no meu PC antigo. Fiquei apenas com Tropico 4 e Shogun 2: Total War até comprar Anno 2070.


Minha bela megacidade capitalista e poluidora, sem espaço para os fracos >=(

          Anno 2070 é da mesma empresa que fez The Settlers 7 (Blue Byte ), e da pra perceber como existem influências entre os dois, principalmente na economia complexa, diferente da maioria dos outros jogos de estratégia. Com Anno, por algum motivo, me aprofundei mais e entendi como tudo funcionava, então percebi como existem jogos de estratégias ótimos ultimamente. Estranho como encolheram se você comparar com o passado, onde jogar Command & Conquer era regra para uma vida saudável no mundo do teclado e mouse.


Avante!

          Depois voltei também ao Settlers, e agora entendendo Anno, foi fácil pegar a idéia toda por trás desse jogo e FINALMENTE conseguir VENCER uma partida! Sabe aqueles jogos que você apanha tanto que dá vontade de quebrar alguma coisa? Então...
          Foram duas boas surpresas entre tão poucas opções interessantes. Pensei em jogar Omerta, pois pareceu muito com um jogo de máfia antigão que eu adorava ( não lembro o nome ), mas além de não ter modo cooperativo de verdade, e nem mesmo um sandbox satisfatório, dizem que é um jogo que deixou a desejar em vários aspectos ( complexidade é um deles ), uma pena.




          Tentei também a séria Might and Magic, mas acho a jogabilidade muito limitada, apesar do combate por turnos ser interessante. Ah, o novo XCOM ( leia mais aqui ), que joguei muito, até que vale a pena, mas infelizmente também não tem um sandbox cooperativo ( apesar do modo "campanha" até poder ser considerado sandbox ). Agora espero o novo Total War, que finalmente, é Rome 2, e Mount and Blade 2, que não é completamente estratégia, mas os elementos desse gênero já são suficientes pra tornar a experiência ótima.




          No final essa jornada em busca do jogo de estratégia perfeita me levou a conhecer melhor a Blue Byte, que agora posso acompanhar mais de perto, apesar de estarem tentando fazer vingar versões online/browser de seus jogos, coisa que não gosto nem um pouco, principalmente das lojas pay to win. Espero que o gênero não esteja mesmo morrendo assim como disseram na discussão que encontrei na web, pois ainda existem muitos caminhos para se explorar.


3 comentários:

  1. acredito que o jogo de máfia antigão que você adorava se chama Gangster. Eu jogava esse e achava muito bom. (:

    ResponderExcluir
  2. Jogo de Mafia antigão que lembra Omerta??? GangLand talvez??

    ResponderExcluir
  3. Nem ideia de que jogo seria. Eu jogava um no pc que ninguém lembra tbm o kings quest xvi...
    Aliás que mudança radical nos cabelos só te "conhecia" morena.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...