quarta-feira, 20 de junho de 2012

Livros Sobre Games

          (...) A escolha de Yamauchi [criador de Final Fantasy VII] de subjugar o N64 usando cartuchos era como um artista encontrar toda a tinta e telas do mundo, mas ouvir que teria de continuar desenhando em guardanapos com um lápis - trecho do livro Nos Bastidores da Nintendo


          A bibliografia sobre games no Brasil ainda não é muito extensa, mas aos poucos percebo que o número de livros está cada vez maior, tanto para aqueles que desejam livros mais técnicos (como por exemplo pixel art, programação, evolução das técnicas de produção de games) quanto para aqueles que querem ler e saber mais sobre seu hobby favorito. Assim, focarei nos livros que falam mais sobre o hobby gamer como forma de entretenimento e algumas discussões relevantes ;)



Título: Os 100 Melhores Jogos
Autor: Fabio Santana
Editora: Europa
Sinopse: O livro é fruto de uma parceria com a britânica Future Publishing. O ranking original, do volume em inglês The 100 Best Videogames, foi composto por leitores da respeitada revista Edge e então depurado por profissionais da indústria e jornalistas da revista. Tornou-se um trabalho célebre pela forma como tratou os jogos eleitos, com textos aprofundados que não apenas capturaram a essência dos melhores jogos, como também a importância deles na condição de produtos culturais. A edição brasileira, Os 100 Melhores Jogos, passou por um elaborado processo de adaptação, visando a uma identidade nacional nas escolhas e pontos de vista. O ranking foi repensado por uma banca de experientes jornalistas de games, resultando numa lista substancialmente diferente da britânica: 42 títulos são inéditos e, dos 58 originais que restaram, apenas um permaneceu na posição em que estava na lista estrangeira. Assim, o conjunto reflete melhor as especificidades da história e do contexto dos games no Brasil. 

Título: A Arte dos Videogames
Autores: Fabio Santana
Editora: Europa
Sinopse:  É uma coletânea de luxo com ilustrações, esboços, artes conceituais e imagens criadas em softwares 3D de mais de 45 jogos de diferentes plataformas. É apenas o melhor do melhor. Além da apresentação visual primorosa, o livro de 204 páginas traz comentários das equipes de criação e arte, dando um fascinante panorama sobre o processo criativo por trás dos games. Publicação em parceria da Editora Europa - Brasil e Future Publishing - Inglaterra. A seleção de jogos foi feita pela equipe da GameMaster (Europa) e EDGE (Future). A coordenação do trabalho é do jornalista Fábio Santana, um dos mais experientes profissionais brasileiros no segmento de entretenimento eletrônico. É um livro para fãs, jogadores e profissionais de artes visuais. Uma obra de contemplação com informações e imagens inéditas. 

Título: Guinnes World Records Games 2008 - o seu guia anual de jogos de video game
Autor: Ediouro
Editora: Ediouro
Sinopse: Um guia dos fatos e feitos mais incríveis sobre os games de computador e videogame. O livro chega pela primeira vez às livrarias de todo o mundo com entrevistas a grandes campeões, curiosidades, dicas e história dos jogos desde o início até os dias hoje. Conheça o ranking de pontuação dos melhores jogadores do mundo, inclusive o dos brasileiros, além de recordes de vendagem dos games.

Título: Mapa do Jogo
Autores: Lucia Santaella e Mirna Feitoza
Editora: Cengage Learning
Sinopse: Passou o tempo em que os games significavam apenas uma brincadeira infantil. A evolução tecnológica dessa mídia tem sido tão veloz e sua emergência como fenômeno de cultura, de estética, de linguagem e, claro, de entretenimento, tem alcançado tamanha amplitude que sua presença se nota marcante nos mais diversos meios acadêmicos - da computação gráfica à engenharia elétrica, da crítica literária à semiótica.
          A interdisciplinaridade solicitada pelos estudos dos games garante não somente sua presença em diferentes campos, mas também a intensificação de discussões e inter-relações entre eles, seja para o alcance de suas mediações tecnológicas ou sociais. Com o objetivo de contribuir com essas discussões, esta obra apresenta ensaios do ponto vista semiótico, educacional, estético, narratológico, epistemológico, que trazem reflexões a respeito de questões emergentes da cultura digital.
          Trata-se de uma referência para os estudiosos desta cultura e de outras tantas que nem desconfiam, por enquanto, da riqueza desse novo gênero para a melhor compreensão de seu campo de atuação.

Título: Nos Bastidores da Nintendo - o jeito Wii de reinventar negócios e transformar clientes em fãs
Autor: Jeff Ryan
Editora: Saraiva
Sinopse: A primeira princesa que Mario salvou foi a própria Nintendo Nos bastidores da Nintendo conta a história por trás dos jogos da Nintendo com os quais milhões de nós crescemos e também como uma fabricante japonesa de figurinhas passou a dominar concorrentes ferozes do videogame. Este é um livro sobre como o Super Mario salvou a própria Nintendo do abismo; como o menino de cabelo desgrenhado criou o Donkey Kong e venceu a briga com o King Kong da Universal; como um encanador bigodudo possui mais de 200 jogos em seu currículo; como fazer dos concorrentes, mesmo os velozes como Sonic, parecerem uma tartaruga; enfim, como inventar o Wii reinventando o mercado. A primeira princesa que Mario salvou foi a própria Nintendo. E, em 2009, a BusinessWeek colocou a Nintendo à frente do Google e da Apple na lista das principais companhias globais. À medida que a Nintendo continua a inovar e a se expandir, mais vai crescer com o encanador corajoso e divertido que deu início a tudo. 
Resenha:  Clique aqui!

Título: Videogame Arte
Autor:  Athur Bobany
Editora: Novas Idéias
Sinopse: De Arthur Bobany. Pioneiro, o livro levanta a discussão acerca do entendimento dos videogames como forma de arte. O autor aborda aspectos como roteiro, narrativa, protagonistas, antagonistas, cenário e inovação, ricamente ilustrado com artes conceituais e renderings dos mais conhecidos games.



           Estes foram os que achei, talvez haja mais então se você sabe de algum me comunique! O mais engraçado na minha pesquisa foi ver os comentários das pessoas sobre estes livros, pois ou amam ou odeiam, então é difícil saber se são bons ou ruins, só lendo mesmo, que é o que pretendo fazer para depois colocar as resenhas aqui. Mas com certeza, o tema que tenho mais vontade de explorar são os que discutem o video-game sendo um meio de arte, afinal, os jogos indies me parecem que são mesmo. :)

6 comentários:

  1. Também penso que os jogos são uma forma de arte^___^

    ResponderExcluir
  2. Aeee boas dicas, tava procurando o nome daquele livro da nintendo veio a calhar o post...

    ResponderExcluir
  3. oi

    tem ainda esse (que tá sendo lançado no mercado nacional esse ano):

    http://blogs.estadao.com.br/modo-arcade/guerra-dos-consoles-entre-sega-e-nintendo-vai-ganhar-filmes/?doing_wp_cron=1442336402.0581300258636474609375

    ResponderExcluir
  4. favor ignorar o último comentário (percebi que o tópico só fala de publicações nacionais).

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...