quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Video Game é arte?!

I think video games are going to completely take over storytelling in our society. Video games are not a fad. They are absolutely a narrative form and a medium that is already evolving and recognized as a narrative form… - Guillermo del Toro


          Enquanto a Lais se preparava para escrever sobre o livro Video Game Arte - que ela não gostou muito - combinamos que eu faria uma postagem sobre o fato dos games serem ou não serem arte, para colocar nossa opinião própria sobre o assunto, que é bem diferente da do autor do livro. Apenas quero lembrar que essa é nossa opinião e nossa visão dos fatos; tenho certeza que muitos entendidos da arte não concordariam de forma alguma com o que pensamos. Vamos lá!
   


















Mario e Luigi por Bob Dob 


          Geralmente pensamos na arte como algo imutável e estático. Cinema é arte, música é arte, pintura é arte. Isso é bem difundido na mídi, e muitas vezes exagerado ao extremo, como no caso de uma loja que fazia móveis e se chamava algo como "Madeira Arte" que eu vi alguns dias atrás ( até me enganaram por alguns minutos com esse nome, mas quando olhei do lado de dentro... ).
          Arte, para mim, depende de quem fez, de quando foi feito, porquê, para que, e muitos outros aspectos, mas o mais importante, a arte só é arte quando os olhos de quem a vê diz que é. Se sua mãe fizer um prato de arroz e feijão delicioso, que te faça lembrar de sua infância e de momentos que havia esquecido, então esse prato de arroz e feijão pode ser chamado de arte por você, e só por você.


 Pac Man por Nathan Stapley


          Os vídeo-games funcionam da mesma forma. Se você jogar algo que te faz sentir que aquilo é arte, então para você é arte e ponto final, não importando se é The Binding of Isaac,  Battlefield 3 ou Tetris. Na época que Shadow of the Colossus lançou, muita gente dizia que o jogo era uma obra de arte; alguns só porque dizer isso quer dizer que era muito bom, outros porque realmente o consideravam-o como tal.
          Para mim Braid é arte, e é a melhor arte que um game já conseguiu criar. Braid me fez pensar sobre muita coisa, me surpreendeu enormemente, me causou emoções e surpresas que poucos filmes ou músicas conseguiram, e apesar do grande consenso no mundo dos games sobre Braid ser uma obra de arte, se você leitor jogar Braid e não achar que é arte, então Braid não é arte para você, e fim de história.


 Mesmo graficamente, Braid é artistico


          Eu não gosto de pensar que música, cinema, games e outras coisas são arte apenas por serem o que são, pois ao meu ver tudo pode ser arte, assim como Duchamp convenceu o mundo de que seu urinol comprado na esquina era uma obra de arte, porém, ao contrário do que Duchamp fez, não acredito que algo é arte apenas porque seu "criador" diz que é, pois quem valida a obra de arte, como eu já disse anteriormente, são os espectadores.


Finish Him!

          Vamos a outro exemplo interessante de um game que eu considero arte por motivos bem incomuns: o primeiro Mortal Kombat. O jogo enfrentou muitas críticas devido ao seu conteúdo de extrema violência,  os fatalities ( que eu adorava =p ), que levaram a vários processos contra seus criadores, alegações de crimes cometidos por influencia de MK e até uma audição no congresso norte americano que levou a criação da ESRB, que hoje em dia, vemos no inicio de todo trailer dizendo qual é a classificação etária do game. Os países mais ricos na época entraram em um "pânico moral", banindo o game completamente em alguns casos ( como na Alemanha,  que aliás, adora censurar tudo ), e tudo isso levou o game a se tornar um dos degraus que afastou os jogos eletrônicos do estigma de "diversão para crianças" ( se bem que a molecada é que gostava de arrancar as cabeças aleatoriamente =p ).
          Não podemos esquecer também que Mortal Kombat foi um dos primeiros a usar atores de verdade para os personagens, talvez até mesmo o primeiro entre os pioneiros ( o que deu aquela aparência de fotografia ao game ).


          Essa é a minha definição de arte, e dentro dela os games tem um lugar especial por sua incrível capacidade de interação, quase única entre todas as formas de artes. E você, qual a sua opinião? Fico por aqui; se houverem duvidas, é só deixa-las abaixo e responderei em breve. Espero que não tenha ficado muito confuso =p, até mais!


6 comentários:

  1. Eu comecei a ver games como arte depois que joguei Final Fantasy VII xD

    "Arte (do latim ars, significando técnica e/ou habilidade) geralmente é entendida como a atividade humana ligada a manifestações de ordem estética ou comunicativa, realizada a partir da percepção, das emoções e das ideias, com o objetivo de estimular essas instâncias da consciência e dando um significado único e diferente para cada obra. A arte se vale para isso de uma grande variedade de meios e materiais, como a pintura, a escrita, a música, a dança, a fotografia, a escultura, o teatro e o cinema."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca joguei o VII T_T, mas o IX é sensacional!

      Eu acho que a definição vai ainda mais além do que isso, já que a arte só é vista dessa forma a alguns séculos ( levando em conta o fato de considerarmos até mesmo pinturas rupestres de milhares de anos como arte ), e ainda existem performances e vários movimentos artisticos que fogem do usual, transformando o cotidiano em arte.
      Além disso o fato de considerar apenas as 8 principais artes como passiveis de serem meios para o artista é um erro ( na minha opinião ).

      Excluir
    2. "Os sentimentos de Cloud estavam divididos entre a sua amiga de ifancia Tifa e Aeris.
      Ter duas lideres femininas procurando afeto entre elas, pode escolher quem aceitas e quem recusas mas não importava nada.
      Inspirações na Historia
      Na GDC em 2004 Steven Spielberg disse o verdadeiro indicador de que jogos estão a ficar em contadores de historias será quando um gamer admitir que choraram no nivel 17 ele nunca jogou Final Fantasy VII."


      Esse texto traduzido ao pé da letra faz parte de um documentário antigo sobre a série FF. Eu nunca tive sentimento alem de tentar conseguir mais pontos ou combos... Até jogar Final Fantasy...

      http://www.videojogos.enciclopedialusa.com/UsersArticles/view/158

      Excluir
    3. Você sabe o nome do documentário? Fiquei com vontade de assistir =o

      Excluir
    4. Aqui cara:
      http://www.gametrailers.com/full-episodes/bx14k1/gt-retrospectives-part-i creio que tu não deva ter problema com inglês, tinha essa série feita pela gamestrailer em português mas os viadinhos mandaram apagar do youtube... Esse é o primeiro video... Ah mais de 13 :3 todos ótimos

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...